Os mototáxis de Salvador aproveitaram a grande demanda para transportar candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 e chegaram a triplicar o preço de suas tarifas.
Neste domingo (6), no segundo e último dia de prova, muitos alunos que moram principalmente na periferia da capital baiana recorreram aos mototáxis para chegar às escolas. "Não dá para confiar no transporte coletivo de Salvador e não tenho dinheiro para pagar uma corrida de táxi", disse o mecânico José Gonçalves Andrade, 22, que mora no bairro de Boca da Mata (periferia de Salvador).
Andrade pagou R$ 12 a um mototáxi para chegar a uma escola estadual localizada no bairro de Brotas (centro). "Em dias normais, cobro no máximo R$ 4 pela corrida. Mas hoje, além de ser domingo, tem a demanda do Enem. Então é claro que aproveito a situação para aumentar o meu faturamento", afirmou Luiz Alberto Ferreira, 26, proprietário da moto.
"Quem deixou de ir à praia para transportar candidatos que moram nos bairros mais distantes ganhou dinheiro", disse Lucas Esteves Fernandes, 24, que também trabalha como mototáxi em Salvador. Rita de Cássia Soares, 22, afirmou que utilizou o serviço por "pura necessidade". "Pela manhã, fui a um hospital para visitar o meu sobrinho, que nasceu na manhã de hoje (domingo). Fiquei com medo de perder a prova se viesse de ônibus e, então, preferi pagar o mototáxi."
- Leia mais
- Veja fotos dos candidatos do Enem 2009

- Enem 2009: Em BH, estudantes estão ansiosos com a redação
- Mais de 30 mil alunos podem ter deixado de fazer o Enem em Manaus
- BA: candidatos reclamam da falta de estrutura das escolas públicas
- No Rio, estudantes conseguem mandado para fazer o Enem
- Enem 2009: 1º dia de provas foi mais difícil e conteudista
- Confusões marcam 1º dia; MEC diz que houve "absoluta tranquilidade"
- Enem 2009: Confira a correção do primeiro dia de provas
- Salvador: candidata perde Enem para vacinar filho contra meningite
- BH: candidatos reclamam de tumulto
- DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
- Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
- SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
- No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
- Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
- Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
- Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.