UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

06/12/2009 - 21h20

Enem 2009: Matemática se aproximou de provas anteriores; português foi complexo, dizem docentes

Ana Okada
Em São Paulo
Atualizada às 22h44

A prova do segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, que abordou as disciplinas de português e matemática e teve uma redação, cobrou mais habilidades e competências do que a do primeiro dia, que pediu mais conhecimento de conteúdo. Essa foi a avaliação dos professores ouvidos pelo UOL Educação. "Achei muito diferente de ontem; essa prova foi dentro do que era esperado", salienta o professor Matheus Prado, do curso Henfil.

  • O que você achou do 2º dia de provas do Enem?

  • A parte de português, no entanto, estava mais complexa do que a de exames anteriores, enquanto matemática manteve o nível dos últimos anos. Veja os comentários dos professores por disciplina:

    Português mais difícil

    Para a professora Elizabeth de Melo Massaranduba, do Objetivo, a prova foi "difícil, trabalhosa e com alguns textos complexos, bem mais complexos do que os de outros anos. Boa parte dos alunos deve ter chutado", diz. Elizabeth explica que a prova sempre foi interpretativa, mas a de hoje estava muito mais complexa, pois o aluno tinha que ler duas ou mais vezes o texto para entender o que era dito.

    Heric José Palos, do curso Etapa, diz que o exame cobrado neste domingo foi estava melhor do que o Enem que vazou, mas que pode ter trazido mais dificuldade para os estudantes: "Como implicava bom nível de leitura, deve ter gerado erros bobos pelo cansaço, pela falta de concentração", diz. Ele diz também que o exame foi mais conteudista.

    Matemática com nível esperado

    De acordo com Nicolau Marmo, do curso Anglo, o nível da prova de matemática estava parecido com o da prova cancelada. "Era uma prova de leitura de gráfico e aritmética, com porcentagem, regra de três e uma vez ou outra apareciam questões de probabilidade e geometria, que foram exceções, pois eram mais difíceis", diz.

    O professor Marcelo Dias Carvalho explica que o conteúdo da disciplina não foi o principal fator que pode ter complicado a vida dos estudantes, mas a quantidade de contas para fazer: "Se o estudante não utilizasse mecanismos de aproximação de contas, ia levar muito mais tempo para fazer. Isso pode ter incomodado os candidatos", diz.

    Redação

    Os docentes consultados pelo UOL Educação elogiaram o tema da redação. "Foi um tema bem atual, acho que as pessoas devem ter se empolgado na redação", diz a professora Elizabeth. A proposta teve coletânea com textos de Lia Luft e Contardo Calligaris e charge de Millôr Fernandes, e tratava do indivíduo frente à ética nacional.

    O perigo, no entanto, é que os estudantes tenham esquecido de inserir uma proposta de ação social, um dos critérios cobrados pelos examinadores do exame. "O estudante pode ter usado a redação como desabafo e se perder um pouco da proposta", alerta.

    Gabarito errado

    O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, informou ter identificado problemas no gabarito oficial da avaliação, divulgado na noite deste domingo.

    Leitores do UOL Educação já informaram vários problemas no gabarito oficial, que serão remetidos à assessoria de imprensa do Inep.

    Um dos exemplos de inconsistência encontrados aconteceu nos testes 145 da prova amarela e cinza e 147 da prova azul e rosa. As questões são as mesmas, mas a alternativa correta nas duas primeiras seria a "C", e, nas duas últimas, a "A".

    O Inep também informou o motivo da anulação das perguntas 101 nas provas amarela, azul e rosa, e da 102, na prova cinza. A questão sobre português continha mais do que uma alternativa correta, de acordo com a autarquia do MEC.


    Leia mais
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Enem 2009: Em BH, estudantes estão ansiosos com a redação
    Mais de 30 mil alunos podem ter deixado de fazer o Enem em Manaus
    BA: candidatos reclamam da falta de estrutura das escolas públicas
    No Rio, estudantes conseguem mandado para fazer o Enem
    Enem 2009: 1º dia de provas foi mais difícil e conteudista
    Confusões marcam 1º dia; MEC diz que tudo transcorreu em "absoluta tranquilidade"
    Enem 2009: Confira a correção do primeiro dia de provas
    Salvador: candidata perde Enem para vacinar filho contra meningite
    BH: candidatos reclamam de tumulto
    DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
    Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
    SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
    No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
    Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
    Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
    Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host