UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

26/01/2010 - 18h31

Resultado do Enem deve ser divulgado na quinta-feira

Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil
Em Brasília
Atualizada em 27/1/10, às 12h22.

Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, antes previstos para fevereiro, devem ser divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) nesta quinta-feira (28). As provas foram realizados nos dias 5 e 6 de dezembro por cerca de 4 milhões de estudantes.

De posse da nota, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades federais que aderiram ao Enem em substituição aos seus vestibulares. A escolha será feita pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que deve entrar no ar após a divulgação das notas do Enem.

Cerca de 40 universidades federais aderiram à proposta de substituir o vestibular tradicional por um novo modelo de seleção por meio do Enem. Algumas substituíram totalmente seus processo seletivos pelo exame, outras vão usar a nota como integrante do vestibular.

Confira a lista das universidades federais que vão utilizar a nota do Enem em seus vestibulares.

Região Norte
1. Ufam (Universidade Federal do Amazonas): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas. O exame também será utilizado para o preenchimento de vagas remanescentes.

2. Ufac (Universidade Federal do Acre): Utilizará o Enem a partir de 2009 para preencher as vagas remanescentes.

3. UFT (Universidade Federal do Tocantins): Utilizará o exame como fase única para preencher 25% das vagas, além das remanescentes.

4. Unir (Universidade Federal de Rondônia): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 10% das vagas.

Região Nordeste
5. Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

6. UFBA (Universidade Federal da Bahia): Adota como fase única para os cursos da modalidade bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.

7. UFS (Universidade Federal de Sergipe): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

8. UFMA (Universidade Federal do Maranhão): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

9. UFPI (Universidade Federal do Piauí): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.

10. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco): Adota o Enem como primeira fase.

11. UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

12. Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

13. UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.

14. UFCG (Universidade Federal de Campina Grande): Utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

15. Ufal (Universidade Federal de Alagoas): Em 2009 vai usar o novo Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame vai substituir o vestibular.

Região Centro-Oeste
15. UFG (Universidade Federal de Goiás): Utilizará 40% da nota do Enem na primeira fase do vestibular. O exame também será usado para preencher vagas remanescentes.

16. UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso): Utilizará o Enem para seleção em fase única e para preencher vagas remanescentes.

17. UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

18. UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame será utilizado como fase única para preencher um percentual específico das vagas, ainda a ser definido.

Região Sudeste
19. UFABC (Universidade Federal do ABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

20. Unifesp (Universidade Federal de São Paulo): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

21. UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.

22. UFV (Universidade Federal de Viçosa): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

23. UFF (Universidade Federal Fluminense): O Enem será utilizado para bonificação na nota final do processo seletivo e para preenchimento das vagas remanescentes. A universidade havia anunciado em outubro que deixaria de utilizar a nota do exame na primeira fase do processo seletivo devido ao adiamento do Enem, que seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi remanejado para 5 e 6 de dezembro.

24. UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.

25. Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.

26. Unifal (Universidade Federal de Alfenas): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

27. Unifei (Universidade Federal de Itajubá): Adota o Enem como primeira fase.

28. UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

29. Ufla (Universidade Federal de Lavras): O Enem será utilizado como fase única.

30. Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto): Já em 2009 vai adotar o Enem como primeira fase do vestibular.

31. UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei): De 10% a 25% das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.

32. Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

33. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): Adota o Enem como primeira fase.

34. UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro): Vai utilizar o Enem para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais e para preencher vagas remanescentes primeira fase do vestibular.

35. UFU (Universidade Federal de Uberlândia): O Enem substituirá a primeira fase do vestibular.

*43. UFSCar (Universidade Federal de São Carlos): A nota final dos candidatos será composta 50% pelo Enem 2009 e 50% pelas provas realizadas pela UFSCar. (* Informação Do UOL Vestibular.)

Região Sul
36. Furg (Universidade Federal do Rio Grande): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.

37. UFPel (Universidade Federal de Pelotas): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.

38. UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.

39. UFPR (Universidade Federal do Paraná): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).

40. UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná): Adota o Enem em fase única.

41. UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

42. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul): A nota do Enem poderá ser considerada no resultado do vestibular. O aluno decidirá se o desempenho no Enem deve ser levado em conta ou não.

Leia mais
Após problemas com Enem 2009, presidente do Inep deixa cargo
Inep divulga gabarito oficial do Enem 2009 corrigido
Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
Enem 2009: Em BH, estudantes estão ansiosos com a redação
Mais de 30 mil alunos podem ter deixado de fazer o Enem em Manaus
BA: candidatos reclamam da falta de estrutura das escolas públicas
No Rio, estudantes conseguem mandado para fazer o Enem
Enem 2009: 1º dia de provas foi mais difícil e conteudista
Confusões marcam 1º dia do Enem 2009
Enem 2009: Confira a correção do primeiro dia de provas
Salvador: candidata perde Enem para vacinar filho contra meningite
BH: candidatos reclamam de tumulto
DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Intercâmbio

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host