UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

29/01/2010 - 06h00

Tire suas dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificada

Da Redação*
Em São Paulo
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abre inscrições nesta sexta-feira (29), pelo sisu.mec.gov.br. São oferecidas 47,9 mil vagas em cursos superiores que utilizarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 como processo seletivo. Veja quais são as perguntas frequentes sobre o sistema:

O que é o Sisu?
É o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) 2009.

  • Veja quais instituições oferecem vagas no Sistema de Seleção Unificada

  • A lista das instituições participantes e dos cursos oferecidos pode ser consultada no sisu.mec.gov.br, no item "Vagas". O candidato poderá fazer sua consulta por estado, instituição ou curso.

    Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que fizeram o Enem 2009. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

    Como funciona o Sisu?
    O processo seletivo será realizado em três etapas:

    1ª etapade 29 de janeiro a
    3 de fevereiro
    5 de fevereirode 8 de fevereiro a
    12 de fevereiro
    2ª etapade 15 de fevereiro a
    20 de fevereiro
    22 de fevereirode 23 de fevereiro a
    26 de fevereiro
    Etapa suplementarde 1 de março a
    3 de março
    5 de marçode 9 de março a
    12 de março
    InscriçõesResultadosMatrículas


    A cada etapa, o estudante faz sua opção, escolhendo o curso e a instituição para a qual deseja concorrer e efetua sua inscrição. O sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso de acordo com as suas respectivas notas, o número de vagas disponíveis e o número de inscritos.

    Os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar sua matrícula na instituição para a qual foram selecionados. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte, e os candidatos interessados podem participar novamente, fazendo nova inscrição para concorrer a essas vagas.

    Entenda o funcionamento do sistema:passos Sisu




    Como é feita a inscrição no sistema?
    As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema (no campo "Acesse o Sistema de Seleção Unificada", no alto da página principal) e informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2009. Após estas informações, o sistema solicitará que o candidato crie uma nova senha, específica para o Sisu.

    O site também pedirá que o estudante informe um e-mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e-mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do Sisu.

    Como os candidatos que não possuem computador poderão se inscrever?
    As instituições de ensino participantes do Sisu devem disponibilizar acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever.

    É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?
    Não. As instituições participantes do Sisu não podem cobrar qualquer tipo de taxa de inscrição dos candidatos.

    Qual o horário de inscrição no Sisu?
    O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos nos períodos especificados no cronograma para cada etapa, das 6h às 23h59. É considerado o horário oficial de Brasília.

    Como recuperar o número de inscrição ou a senha do Enem 2009?
    Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha do Enem 2009, deverá recuperá-la no endereço www.enem.inep.gov.br

    Como recuperar a senha do Sisu?
    Caso o estudante tenha perdido a senha do Sisu, poderá recuperá-la acessando o sistema e clicando em "Esqueceu sua senha? Clique aqui para recuperá-la". A senha será enviada para o e-mail que foi informado pelo candidato no Sisu.

    Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição?
    Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e da senha cadastrada no Enem 2009.

    É necessário, no entanto, que ao se inscrever em um curso, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pela instituição para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, assim que o candidato clicar na sua opção de instituição.

    Como são informadas, no Sisu, as notas do candidato no Enem 2009?
    No momento que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha do Enem 2009, o SiSU recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no Enem 2009.

    Todas as vagas oferecidas pelo SiSU são para ingresso no primeiro semestre de 2010?
    Não. Algumas instituições disponibilizaram vagas com início das aulas no 2° semestre de 2010. Por isso é importante que o candidato fique atento a essa informação que estará disponível no sistema.

    Atenção: em caso de aprovação, o período de matrícula para as vagas do segundo semestre é o mesmo período de matrícula para as vagas do primeiro semestre, conforme o cronograma do Sisu.

    Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu?
    Há instituições participantes que disponibilizam uma parte de suas vagas para as políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc). Assim, em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência pelo Sisu: ampla concorrência e ações afirmativas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades.

    Dessa forma, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

    Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.

    As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2009?
    Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2009. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2009, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

    Como o Sisu calcula a nota do candidato quando ele se inscreve em curso que adote pesos diferentes para as notas do Enem?
    O Sisu calcula automaticamente a nova nota do candidato, de acordo com o peso especificado pela instituição para as provas do Enem, para determinado curso. O candidato poderá verificar, no próprio sistema, como foi efetuado o cálculo de sua nota específica para aquele curso, clicando em "Qual a composição de minha nota nessa opção?".

    É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?
    Sim. Como as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes nas provas do Enem 2009 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com o parâmetro definido pela instituição.

    Como é calculada a nota de corte de cada curso, informada pelo SiSU como referência?
    Uma única vez por dia o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso.

    Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição em cada etapa.

    Quais são os critérios de desempate?
    No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:

  • Nota obtida na redação;
  • Nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.

  • 21. O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?
    Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

    Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificá-la?
    Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes julgar conveniente. É importante ressaltar que, para efeito de concorrência, o Sisu considerará a última inscrição concluída.

    Como saber o resultado do Sisu?
    O resultado do candidato estará disponível no portal do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800.616161.

    Posso me inscrever em mais de um curso no Sisu?
    Não. Em cada etapa de inscrição cada candidato poderá se inscrever em uma única opção de curso. Porém, esta opção pode ser alterada sempre que o candidato achar conveniente, até a data limite de cada período de inscrição.

    * Com informações do MEC.

    Leia mais
    MEC divulga resultado oficial do Enem 2009
    Sistema de seleção do MEC oferece 47,9 mil vagas no ensino superior
    Seleção do MEC permite escolher só uma graduação por vez
    MEC regulamenta sistema de vagas em instituições federais
    Após problemas com Enem 2009, presidente do Inep deixa cargo
    Inep divulga gabarito oficial do Enem 2009 corrigido
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Enem 2009: Em BH, estudantes estão ansiosos com a redação
    Mais de 30 mil alunos podem ter deixado de fazer o Enem em Manaus
    BA: candidatos reclamam da falta de estrutura das escolas públicas
    No Rio, estudantes conseguem mandado para fazer o Enem
    Enem 2009: 1º dia de provas foi mais difícil e conteudista
    Confusões marcam 1º dia do Enem 2009
    Enem 2009: Confira a correção do primeiro dia de provas
    Salvador: candidata perde Enem para vacinar filho contra meningite
    BH: candidatos reclamam de tumulto
    DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
    Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
    SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
    No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
    Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
    Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
    Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host