UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

21/02/2010 - 13h22

Sisu encerra segunda etapa com 550.972 inscrições; lista de selecionados deve sair na 2ª

Da Redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) informou, na manhã deste domingo (21), que a segunda etapa de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) encerrou a segunda etapa com 550.972 candidatos. Havia 29.240 vagas em 51 instituições públicas de educação superior.

A lista de aprovados deve ser divulgada na manhã desta segunda-feira, 22. Os estudantes selecionados terão de 23 a 26 de fevereiro para efetuar a matrícula nas instituições. O sistema terá ainda uma terceira etapa de inscrições, que ocorrem de 1º a 3 de março.

60% das vagas

Após a primeira rodada de matrículas, sobraram 60% das vagas oferecidas pelo Sisu. A sobra se deve ao fato de que esses alunos selecionados na primeira etapa, que acabou dia 3, não se matricularam.

Segundo o Ministério da Educação, isso já era esperado porque, depois das inscrições no Sisu, foram divulgados os resultados de outros vestibulares de instituições federais e estaduais, inclusive o da USP. No Estado de São Paulo, sobraram 1.104 vagas na Unifesp e 780 na federal do ABC.

Agora, a expectativa do MEC é que pelo menos 80% das vagas oferecidas no Sisu sejam preenchidas nessa segunda rodada de seleção.

Como se inscrever no Sisu

Para concorrer, é preciso preencher ficha pela internet, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso.

No site é possível consultar as graduações oferecidas (na opção "Vagas"). O estudante deve escolher apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que deseja concorrer.

Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o candidato poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado. Caso não tenha, pode tentar outras opções de graduação, mudando a inscrição.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas.

Leia mais
Após problemas com Enem 2009, presidente do Inep deixa cargo
Inep divulga gabarito oficial do Enem 2009 corrigido
Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
BA: candidatos reclamam da falta de estrutura das escolas públicas
No Rio, estudantes conseguem mandado para fazer o Enem
Enem 2009: 1º dia de provas foi mais difícil e conteudista
Confusões marcam 1º dia do Enem 2009
Enem 2009: Confira a correção do primeiro dia de provas
BH: candidatos reclamam de tumulto
Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host