UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

10/03/2010 - 12h47

Ministro da Educação descarta realizar duas provas do Enem em 2010

Ana Okada
Em São Paulo
O ministro da Educação, Fernando Haddad, descartou, na manhã desta quarta-feira (10), a realização de duas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2010. No ano passado, o ministério havia cogitado aplicar duas avaliações.

Segundo ele, a data do exame deste ano será definida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova.

A nota do Enem é utilizada para a seleção de estudantes para vagas de universidades pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), por exemplo. Além destas formas de ingresso, instituições como a USP (Universidade de São Paulo) ou a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) costumavam utilizar a pontuação do Enem na nota final de seus vestibulares.

A grande diferença do Enem 2010 para a última prova é que ela deverá ter a cobrança de língua estrangeira, segundo o ministro. Este fato já havia sido anunciado no ano passado, pelo Inep.

E o Sisu?

De acordo com Haddad, poderá ser realizada uma nova edição do Sisu para o meio do ano. Tudo vai depender, no entanto, da adesão das instituições de ensino. O sistema seleciona os estudantes segundo seu desempenho no Enem.

Quando perguntado sobre sua avaliação sobre o funcionamento do Sisu, que apresentou grande desistência de candidatos convocados, o ministro se esquivou de responder: "Os estudantes com quem conversei saudaram o sistema", disse.

Haddad visitou a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e o hospital universitário. Ele foi convidado a participar da reunião do Conselho Universitário nesta quarta.

Leia mais
Nota mínima de certificação para o ensino médio pelo Enem 2009 é 400
MEC divulga resultado oficial do Enem 2009
Tire suas dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificada
Veja quais instituições oferecem vagas no Sisu
MEC regulamenta sistema de vagas em instituições federais
Após problemas com Enem 2009, presidente do Inep deixa cargo
Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
Enem 2009: 1º dia de provas foi mais difícil e conteudista
Enem 2009: Confira a correção do primeiro dia de provas
Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host