UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

16/03/2010 - 07h01

MEC altera resultado da lista de espera do Sisu; vestibulandos se dizem prejudicados

Ana Okada
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) alterou o resultado da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), divulgado no último domingo (14). Com isso, estudantes que constavam como aprovados, verificaram posteriormente que não haviam passado e estão revoltados com a situação.

De acordo com o ministério, uma determinação da Justiça fez com que fossem incluídas matrículas extras no sistema, após a publicação do resultado, às 14h20 do domingo. Estes registros teriam diminuído a oferta de vagas em cada instituição e eliminado vestibulandos anteriormente aprovados. Ainda não há levantamento de quantos estudantes tiveram a aprovação "cancelada".

Reprodução
Reprodução do e-mail que o estudante Victor Galvão, 18, recebeu do MEC

Victor Gonçalves Oliveira Galvão, 18, que mora em Uberlândia (MG), quase levou o maior prejuízo após a confusão das listas. Ele afirma ter passado em 65º na UFABC (Universidade Federal do ABC), em um total de 79 vagas disponíveis. "Já estava quase comprando a passagem para São Paulo, vi os documentos que tinha que levar [para a matrícula], liguei para todo mundo... Aí me deu na cabeça de olhar de novo o boletim, e, quando vi, não estava mais aprovado. Foi um negócio esquisito."

O estudante procurou o MEC e obteve uma resposta que o orientava a esperar pelas vagas remanescentes. "Responderam como se fosse uma coisa simples", diz, indignado. "Você vai do céu ao inferno em 15 segundos".

Galvão havia iniciado uma graduação em 2008, mas resolveu tentar o bacharelado da UFABC pois queria fazer engenharia aeroespacial. Caso não consiga entrar pelas vagas remanescentes, o jovem afirma que irá procurar um emprego para pagar o cursinho.

Se sobrarem vagas, a partir do dia 17 de março as universidades participantes do Sisu irão divulgar informações sobre o preenchimento das remanescentes. O UOL Educação registrou casos de alunos aprovados, e logo em seguida eliminados do ensino superior, na UFABC, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e na UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

  • Você teve sua aprovação no Sisu "cancelada" ou conhece alguém nessa situação? Conte para o UOL
  • Qual a sua opinião sobre o Sisu? Vote

  • Cabelo

    Felipe Paiva, 19, chegou a raspar a cabeça ao saber que havia passado em medicina, na UFMA. Ele consultou o resultado por volta das 15h e constatou que havia passado em 3º lugar, para ocupar uma das três vagas oferecidas na universidade.

    Duas horas depois, conta ele, uma vaga "sumiu". "Ninguém acredita no que aconteceu. Minha família e amigos próximos estão todos impressionados com tamanha irresponsabilidade do sistema", diz.

    Paiva já havia sido aprovado em medicina na Uema (Universidade Estadual do Maranhão), mas como o campus dessa universidade se localiza no interior, sua preferência é pela UFMA, que fica na capital. Ele faz cursinho desde 2006 e só agora foi aprovado. "Quero a vaga, estou me sentindo enganado e desrespeitado. Vou pedir judicialmente esta vaga que foi tomada de mim", afirmou.

    Mãe perdeu dia de trabalho

    Rose Teixeira, 46, mãe de Giovanni Campopiano, 17, perdeu meio dia de trabalho, nesta segunda-feira (15), para acompanhar o filho na matrícula, na UFABC. Ao chegarem na instituição, foram informados de que o jovem não havia passado, mesmo tendo classificação de número 38 para 44 vagas oferecidas. "Na hora, meu filho começou a rir, não acreditava que isso estava acontecendo", diz.

    "O pior não é nem ele não fazer a faculdade, mas a falta de respeito. Depois de toda a tensão que é o vestibular, eles fazem uma coisa dessas? Tenho muita pena dos estudantes, se algum tem tendência depressiva, isso pode até mudar o caminho deles", opina a mãe.

    Leia mais
    Sisu do meio do ano deve ocorrer em maio, diz MEC
    Ministro da Educação descarta realizar duas provas do Enem em 2010
    Federais planejam criação de método para avaliar Enem
    Sisu encerra inscrição sob ameaça de sobra de vaga em curso top
    MEC cogita mudanças no Sisu, após desistência de aprovados
    Nota mínima de certificação para o ensino médio pelo Enem 2009 é 400
    MEC regulamenta sistema de vagas em instituições federais
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host