UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

17/03/2010 - 08h54

"No primeiro dia não sabíamos o que fazer", diz pró-reitor da UFABC sobre falha na lista de espera

Ana Okada
Em São Paulo
No primeiro dia de matrícula da UFABC (Universidade Federal do ABC), os funcionários da instituição desconheciam as alterações que haviam ocorrido na lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso na graduação.

"No primeiro dia não sabíamos o que fazer, depois registramos o nome de alguns dos candidatos que tiveram problema, mas não chegou a cinco", explica o pró-reitor de graduação da UFABC, Derval dos Santos Rosa. A universidade colocou 1.500 vagas de seu bacharelado de ciência e tecnologia nessa primeira edição do Sisu -- e foi o curso mais procurado.

  • Você teve sua aprovação no Sisu "cancelada"? Conte

  • Rosa explica que, até a tarde desta terça-feira (16), a universidade só havia recebido um mandado para matricular um estudante que não tinha certificado de conclusão do ensino médio, que tinha sido convocado na primeira etapa do sistema. Outros vestibulandos que conseguiram liminar na Justiça, acredita o pró-reitor, devem ter entrado com processo contra o ministério. "É difícil, porque é uma questão dinâmica: podemos receber essas decisões a qualquer hora, não tem como controlar isso", explica.

    Ação judicial

    Candidatos que perderam a vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) após a alteração do resultado da lista de espera, ocorrida no último domingo (14), pretendem acionar a Justiça para garantir a graduação, caso não sejam convocados nas próximas chamadas. Os estudantes esperam nova convocação das universidades, que devem divulgar mais informações nesta quarta-feira (17).

    Em relação a esse problema, Rosa diz que o prejuízo é "inicial": "Esses candidatos não perderam a vaga ainda, pois haverá novas convocações", diz. Ao final da entrevista, a universidade havia acabado de receber um mandado judicial relacionado ao erro no Sisu.

    Ponto positivo

    Apesar do problema da lista de espera, o pró-reitor avalia que o Sisu foi positivo para a UFABC. "Como somos uma universidade nova, tínhamos muita evasão para a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Hoje, caso sobrem vagas, temos na lista de espera 3.720 nomes, ou seja, há grande probabilidade de preenchê-las", afirma.

    Dias atrás, quando questionado sobre o desempenho do Sisu, o ministro Fernando Haddad apresentou uma avaliação positiva: "Os estudantes com quem conversei saudaram o sistema", disse na semana passada em passagem por São Paulo.

    Alteração do sistema

    O MEC (Ministério da Educação) alterou o resultado da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), divulgado no último domingo (14). Com isso, estudantes que constavam como aprovados, verificaram posteriormente que não haviam passado.

    De acordo com o ministério, uma determinação da Justiça fez com que fossem incluídas matrículas extras no sistema, após a publicação do resultado, às 14h20 do domingo. Estes registros teriam diminuído a oferta de vagas em cada instituição e eliminado vestibulandos anteriormente aprovados.

    Leia mais
    MEC altera resultado da lista de espera do Sisu; vestibulandos se dizem prejudicados
    Sisu do meio do ano deve ocorrer em maio, diz MEC
    Ministro da Educação descarta realizar duas provas do Enem em 2010
    Federais planejam criação de método para avaliar Enem
    Sisu encerra inscrição sob ameaça de sobra de vaga em curso top
    MEC cogita mudanças no Sisu, após desistência de aprovados
    Nota mínima de certificação para o ensino médio pelo Enem 2009 é 400
    MEC regulamenta sistema de vagas em instituições federais
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host