Político, militar e professor brasileiro

Benjamin Constant

18 de outubro de 1833, Niterói, RJ (Brasil)<br> 22 de janeiro de 1891, Rio de Janeiro, RJ (Brasil)​





Autor Da Página 3 Pedagogia & Comunicação




  • [creditofoto]

    Benjamin Constant difundiu as ideias do positivismo no meio militar

    Benjamin Constant difundiu as ideias do positivismo no meio militar

Benjamin Constant Botelho de Magalhães iniciou sua vida profissional como pedreiro e estudou no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. A seguir, entrou para o Exército, transferindo-se para a Escola Militar, onde terminou os estudos. Depois de se aperfeiçoar em engenharia, recebeu o grau de doutor em matemática e ciências físicas.

Professor concursado do Colégio Pedro 2º, sofreu profunda influência positivista, passando a difundir essas ideias na Escola Militar. Seduzido principalmente pelas implicações políticas do pensamento de Comte, passou a considerar o exército como o grupo social mais qualificado no país, responsável, portanto, pela transformação republicana no Estado brasileiro.

Assim, durante a Questão Militar, apoiou Sena Madureira e Deodoro da Fonseca. Dois anos depois, funda o Clube Militar, que se transformou em centro da propaganda republicana.

Empolgado com o desprestígio do regime monárquico - abalado pela crise econômica, pelos conflitos com os militares e pela Questão Religiosa, além de minado pela campanha abolicionista -, Benjamin Constant faz pronunciamentos de crescente agressividade.
 

Ministro da Instrução Pública

Em 9 de novembro de 1889, Constant preside a sessão do Clube Militar que decide a queda da monarquia. Atuando com o Partido Republicano, garante o apoio de Deodoro da Fonseca, militar de grande prestígio na época.

Depois de proclamada a República, Constant chefia o ministério da Guerra do governo provisório. Em 1890, torna-se ministro da Instrução Pública e elabora uma reforma do ensino de nítida influência positivista.

No entanto, Benjamin Constant se desentende com Deodoro da Fonseca à medida que cresce o autoritarismo deste último. Pouco antes de falecer, é demitido do ministério, o que agravaria ainda mais a crise que levou à renúncia do próprio Deodoro.
 

Enciclopédia Mirador Internacional

UOL Cursos Online

Todos os cursos