UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Tema atual

É válido simplificar a linguagem de um clássico?

Em meados de 2014, uma polêmica agitou os meios literários e educacionais brasileiros: uma escritora decidiu publicar, com o apoio de lei de incentivo do Ministério da Cultura, uma adaptação simplificada do conto "O alienista", de Machado de Assis. Para justificar seu projeto, a escritora alegou que a dificuldade da linguagem do texto original afasta os jovens da leitura desse autor - um dos maiores escritores brasileiros. Entre educadores, críticos literários e jornalistas, as opiniões se dividiram: houve quem concordasse com ela e aprovasse a iniciativa; houve quem tachasse o projeto de equivocado e até de criminoso. Nos textos que acompanham a proposta de redação deste mês, apresentamos algumas das opiniões em conflito, para você formar uma ideia do debate. A partir delas e de seus próprios conhecimentos e opiniões, redija uma dissertação expondo o seu ponto de vista sobre esse tipo de adaptação de obras literárias. Você é contra ou a favor? Por quê?

Leia a proposta completa
Envie sua redação para bancoderedacoes@uol.com.br

Tema de dezembro de 2014 Índice de Temas

O papel do Estado na vida do cidadão e das nações

"Você só olha da esquerda para a direita, o Estado te esmaga de cima para baixo". Pichada no muro de um presídio do Rio de Janeiro, em circunstâncias muito particulares (veja a coletânea), essa frase traduz um conflito existente entre o Estado e o indivíduo, de um modo geral: em teoria, a máquina estatal existe para beneficiar o cidadão; na prática, essa relação muitas vezes se inverte. Há projetos políticos que valorizam o Estado, por entender que ele é o único órgão capaz de reparar as injustiças sociais. Outros consideram que o Estado deve ter seu poder muito restringido, para não ferir a liberdade do cidadão. Há ainda outros que consideram o Estado desnecessário, afirmando que o mercado e as empresas podem organizar a vida social em sua totalidade: a segurança pública, por exemplo, ficaria a cargo das empresas de seguro. Na sua opinião, qual dessas três posições lhe parecem mais sensata? Por quê? Redija uma dissertação, apresentando argumentos para defender o seu ponto de vista.

Íntegra da proposta
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host