UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Tema atual

O papel do Estado na vida do cidadão e das nações

"Você só olha da esquerda para a direita, o Estado te esmaga de cima para baixo". Pichada no muro de um presídio do Rio de Janeiro, em circunstâncias muito particulares (veja a coletânea), essa frase traduz um conflito existente entre o Estado e o indivíduo, de um modo geral: em teoria, a máquina estatal existe para beneficiar o cidadão; na prática, essa relação muitas vezes se inverte. Há projetos políticos que valorizam o Estado, por entender que ele é o único órgão capaz de reparar as injustiças sociais. Outros consideram que o Estado deve ter seu poder muito restringido, para não ferir a liberdade do cidadão. Há ainda outros que consideram o Estado desnecessário, afirmando que o mercado e as empresas podem organizar a vida social em sua totalidade: a segurança pública, por exemplo, ficaria a cargo das empresas de seguro. Na sua opinião, qual dessas três posições lhe parecem mais sensata? Por quê? Redija uma dissertação, apresentando argumentos para defender o seu ponto de vista.

Leia a proposta completa
Envie sua redação para bancoderedacoes@uol.com.br

Tema de novembro de 2014 Índice de Temas

Violência escolar: expor o problema e sugerir soluções

A violência na escola não é um problema novo, mas tem se agravado com o passar do tempo. Colabora para aumentá-la e difundi-la o próprio avanço da tecnologia e dos meios de comunicação - como a internet e as redes sociais. Publicar brigas entre alunos no YouTube, por exemplo, tornou-se uma prática corriqueira, como não é difícil conferir. Desse modo, é provável que, em maior ou menor escala, todos os estudantes já tenham presenciado ou ouvido falar de um caso do gênero. Por isso, queremos ouvir a voz do estudante: você já presenciou ou viveu um episódio de violência escolar? Leu algo a respeito ou viu na internet? Exponha o que você viu, leu ou o que lhe aconteceu. Depois, procure explicar as causas do problema, relacionando o caso particular que você relatou com o problema de um modo em geral - veja a opinião dos especialistas na coletânea. Em seguida, apresente uma sugestão: do seu ponto de vista, o que pode ser feito para prevenir o problema da violência na escola?

Íntegra da proposta
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host