Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


TEMA ATUAL - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação

2019-12-01-05:00

Com o avanço da biotecnologia, da engenharia genética, da nanotecnologia, das ciências da computação e da neurociência, uma grande transformação pode estar prestes a acontecer: a revolução do Transumanismo ou mesmo do Pós-humanismo. O que significa isso? Basicamente, que os indivíduos da espécie humana podem ser aprimorados a ponto de ter suas capacidades aumentadas pelo implante de chips - que potencializam o funcionamento do cérebro - ou de outros dispositivos que aumentem suas faculdades físicas, tornando-os, por exemplo, mais fortes ou velozes. Além disso, seria possível impedir doenças, retardar o envelhecimento e até evitar a morte. Sem falar de medicamentos que estabilizam as emoções e podem criar uma sensação perene de bem-estar psicológico. A ciência garantiria a saúde, a juventude e a imortalidade. Você pode não acreditar, mas muitas dessas possibilidades estão previstas ainda para o século atual.

Por um lado, esse quadro pode parecer a realização de um sonho da espécie humana. Por outro, há quem preveja que isso pode se tornar um pesadelo. Em primeiro lugar, essas tecnologias seriam inicialmente muito caras e só estariam disponíveis aos milionários ou aos líderes políticos. Em termos sociais, uma elite transumana teria todas as condições de manipular e dominar o restante da humanidade. Esse aprimoramento da humanidade, então, poderia gerar uma sociedade altamente totalitária, semelhante à nazista, que permitia a escravização ou a eliminação de seres humanos considerados inferiores. Quem garante que esse tipo de avanço tecnológico vai suprimir o egoísmo, a ganância, a necessidade de poder e a violência, características que acompanham a humanidade desde a Pré-História?

Levando tudo isso em consideração, desenvolva uma dissertação argumentativa, sobre Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos, apresentando a sua opinião sobre uma eventual revolução transumanista. No seu modo de ver, ela beneficiaria a humanidade como um todo, criando uma utopia, ou resultaria numa distopia ou antiutopia, em que os seres humanos comuns ou menos aprimorados estariam à mercê dos seres transumanos ou pós-humanos? Por quê?

  • Como enviar sua redação

    Seu texto deve ser escrito na modalidade formal da língua portuguesa.

    Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa.

    Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração.

    A redação deve ser digitada e ter, no mínimo, 800 caracteres e, no máximo, 3.000 caracteres.

    De preferência, dê um título à sua redação.

    Envie seu texto até 25 de dezembro de 2019.

    Confira as redações avaliadas a partir de 1 de janeiro de 2020.

    A redação pode ser enviada para o e-mail: bancoderedacoes@uol.com.br

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica foram aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores