REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos
Assim caminha a humanidade
A humanidade está fadada a superar seus limites. É assim desde os primórdios. Afinal, não partimos de tecnologias rudimentares à base de pedras lascadas e chegamos à nanotecnologia?
Todavia, infelizmente, os avanços da ciência não contemplam todos. Não é difícil encontrar pessoas sem acesso a coisas básicas, como água tratada, por exemplo; que dirá tecnologias de ponta, então?
Na hipótese de uma eventual revolução transumanista, não seria diferente. Apenas parte da humanidade, aquela parcela de sempre, a que pode pagar, usufruiria dos avanços científicos.
Além dela, é óbvio, do o complexo industrial-militar industrial militar. O antigo sonho do super soldado supersoldado seria, enfim, por eles realizado realizado. Não causaria surpresa alguma, se outro louco tentasse dominar o mundo com seu super exército superexército.
A história se repete, revolução após revolução. Ingenuidade acreditar que, dessa vez, tudo seria diferente, que não haveria marginalizados e que essa tecnologia não seria mal empregada mal-empregada.
Comentário geral
O texto é muito bom. Além dos erros apontados em verde, a linguagem está num limite entre o informal e o formal, mas merece louvor por sua clareza e objetividade. Não há dúvida de que o autor compreendeu o tema e desenvolveu adequadamente uma dissertação argumentativa. Mas ele poderia aprofundar a sua reflexão, que fica num nível superficial e até estereotipado, como o clichê empregado como título, não se sabe ao certo se de modo irônico. É importante ponderar também que a conclusão, apesar de decorrente das premissas, não contempla a exigência de fazer propostas para solucionar o problema. Então, optamos por penalizar o texto nas competências 1 e 5. Considerando o grau de subjetividade que qualquer correção de redação implica, não é impossível que um corretor atribuísse nota máxima ao texto, por desprezar os problemas que assinalamos. Mas também é possível que a superficialidade da argumentação fosse penalizada juntamente com as competências que foram consideradas. Assim, a nota poderia diminuir ainda mais, sempre numa faixa superior a 800 pontos.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.