REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2020 Carnaval e apropriação cultural
Representação indígena no meio social
Apropriação cultural é um termo usado para se referir ao uso de elementos de uma cultura que não é a sua em diferentes contextos, como fez a atriz Alessandra Negrini ao optar por um cocar indígena para desfilar em seu bloco de carnaval. A artista recebeu fortes criticas críticas em suas redes sociais por estar desrespeitando a cultura citada, com a justificativa de que "índio não é fantasia".
Há diferentes opiniões das tribos em relação ao assunto e muitas delas consideram a representação indígena no carnaval como uma troca cultural e muitas vezes como uma forte critica crítica social ao preconceito sofrido por eles.
As festas carnavalescas são parte da identidade cultural do Brasil e trazer visibilidade a situação dos índios por meio delas pode ser a peça chave peça-chave para diminuir o racismo e o preconceito que ainda é muito frequente são muito frequentes na nossa sociedade.
É necessário, sobretudo sobretudo, que haja o respeito com as diferentes etnias e que a representação do índio no meio social não seja feita de forma ofensiva e sim como um apoio as às suas necessidades, pois uma identidade cultural não deve ser desvalorizada ou ridicularizada.
Comentário geral
Texto mediano em todas as competências. Entre os principais problemas estão o afastamento do tema, que é visto secundariamente, e a superficialidade e subjetividade da argumentação.
Competências
- 1) Linguagem clara, com poucos erros, mas excessivamente simples, quase infantil.
- 2) Há um entendimento parcial do tema: o autor fez da "representação indígena" seu tema, deixando em segundo plano a apropriação cultural.
- 3) O texto só se torna argumentativo a partir do terceiro parágrafo e os argumentos apresentados são opinativos, sem apresentar fundamentos objetivos para a opinião do autor.
- 4) A coesão se dá mais pelo conteúdo do que pelo uso de nexos linguísticos.
- 5) Coesão coerente, mas não chega a apresentar uma sugestão de intervenção.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.