PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2020 Carnaval e apropriação cultural

Redação corrigida 0

Apropriação cultural significa uma pessoa...

Inconsistente Erro Correção

Apropriação cultural significa uma pessoa poder usar elementos de outras cultura culturas como roupas, símbolos e vários outros elementos. Que elementos que tenham algum significado para determinada cultura.

Ao usar em um festival como carnaval o Carnaval a "fantasia" de índio estará cometendo apropriação cultural, sim estará pois não á nem um indígena no local que permitiu fazer o uso da sua cultura. Apropriação cultural só acontece quando você faz o uso da cultura sem a permissão do grupo e quando a zombam.

Mas se você fizer o uso dos elementos da cultura no meio daquele povo com o consenso deles, até eles se agradaram ficarão agradados, pois mostrará como uma forma de respeito e interesse pela cultura.

Apropriação cultural foi um tema muito debatido após o carnaval de 2020 onde quando houve até famosos que fizeram esta atitude.

Comentário geral

Lamentavelmente, o texto é um grande mal-entendido. Nos três primeiros parágrafos o autor se esforça em vão para definir apropriação cultural. Sua definição é parcialmente confusa, parcialmente incorreta. Em seguida, no último parágrafo ele expõe o fato de que se debateu apropriação cultural no Carnaval de 2020. Isso não é conclusão, assim como o próprio texto não é uma dissertação argumentativa. Some-se a isso os erros de gramática e a informalidade da linguagem. O resultado não pode ser maior do que zero.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 0

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.