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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2020 Carnaval e apropriação cultural

Redação corrigida 440

No mês de fevereiro, muitos países

Inconsistente Erro Correção

No mês de fevereiro, muitos países entram no clima de carnaval Carnaval, a festa se caracteriza pelas diversidades pela diversidade de fantasias. No Brasil, entretando entretanto, vem vêm ocorrendo casos de apropriação Cultural sobre das culturas indígenas e africanas. Nesse sentido, covem analisar, tais convém analisar medidas para resolver esse problema.

Inicialmente, os brasileiros costumam colocar suas criatividades sua criatividade em prática em fantasias para as festas de carnaval Carnaval. No entanto, é constante são constantes os relatos de apropriação Cultural cultural entre vários grupos sociais em adotar que adotam hábitos, vestuário, objetos ou comportamentos específicos de outra cultura. É inaceitável usar uma Cultura cultura como representação de fantasia.

Além disso, um caso clássico que já causou polêmica é o uso do turbante. Atualmente, ele pode ser facilmente comprado em lojas de departamento e visto em desfiles de moda. ou Ou seja, ele se popularizou, foi apropriado pelo mercado. Contudo, para as religioes religiões de matriz africana, esse elemento significa proteção para a cabeça, que é o elemento mais sagrado dentro desta dessa prática religiosa. Vale ressaltar, que ressaltar que, dependendo do modo como ele é colocado, o turbante indica o tempo em que a pessoa está inserida na pratica essa religião.

O ministério da cidadania Ministério da Cidadania, portanto, precisa criar um projeto de lei e reforçar nas mídias sobre o uso de atribuir como fantasia a cultura desses povos. É necessário que ocorra a conscientização da sociedade e respeito as às culturas dos indígenas e africanos. Assim, o Brasil se tornará um país mais harmônico.

Comentário geral

Texto fraco, com uma grande quantidade de problemas que serão apontados a seguir.

Competências

  • 1) O texto apresenta uma grande quantidade de erros gramaticais e problemas linguísticos. No primeiro parágrafo, por exemplo, o autor diz que "o Carnaval se caracteriza pela diversidade de fantasias". Ora, essa não é a característica essencial do carnaval. É apenas uma das suas características. Igualmente, falar em "representação de fantasia" ou em "atribuir como fantasia a cultura desses povos" são expressões vagas, cujo significado preciso não está claro. Finalmente, há um exagero em dizer que o país se tornará mais harmônico se acabarem as apropriações culturais. Muitos outros problemas impedem a harmonia social no Brasil.
  • 2) O autor abordou parcialmente o tema, pois não discutiu se ocorre ou não apropriação cultural no uso de fantasias indígenas, africanas, etc. Assumiu que a apropriação ocorre e que ela é um fato negativo. Estruturalmente, o autor usou os dois primeiros parágrafos como introdução do tema e restringiu a argumentação ao terceiro parágrafo.
  • 3) Justamente o terceiro parágrafo é o que há de melhor na redação, pois o autor de fato apresenta um argumento em defesa de seu potno de vista: o de que um símbolo cultural importante não pode ser usado como fantasia.
  • 4) O uso de recursos coesivos é ruim. Por exemplo, falar em "tais medidas" não se justifica, pois o "tais" deveria se referir a medidas anteriormente mencionadas e não há nenhuma medida anteriormente mencionada. "Além disso" foi usado incorretamente, pois o parágrafo anterior não traz nenhum argumento sobre apropriação cultural. O único argumento está no terceiro parágrafo e, além dele, não há outro argumento.
  • 5) A conclusão foi prejudicada pelos problemas de linguagem já apontados.
  • 3)

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 440

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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