REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2020 Carnaval e apropriação cultural
A apropriação cultural e o conhecimento histórico
No que se refere à apropriação cultural, é possível destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, a interação entre culturas diferentes contribui para o enriquecimento cultural não só do indivíduo, mas também da sociedade; por outro, o uso indevido de adereços de um povo pode causar ainda mais intolerância.
Relativo ao apoderamento de outras culturas, a adoção de costumes distintos por um país ajuda a modelar um caráter mais tolerante na sociedade, uma vez que que, ao conhecer a história de um povo povo, pode-se olhar para o mundo por um outro ponto de vista e compreender as suas lutas e dificuldades.
No entanto, a apropriação fora de contexto contexto, aliada à ausência de conhecimento histórico histórico, resulta numa maior austeridade entre os grupos culturais, visto que a ignorância de indivíduos faz com que retratem de forma pejorativa os traços culturais de outros povos.
Desse modo, é importante que antes de se apropriar de adereços e costumes de uma cultura, as pessoas busquem não só entender o significado, mas também a origem, através de livros e documentários para uma maior flexibilidade e menos preconceito entre culturas diferentes.
Comentário geral
O texto demonstra que o autor sabe produzir uma dissertação argumentativa atendendo às competências avaliadas pelo Enem. De qualquer modo, especificamente aqui, ele parece não ter-se esforçado e nem realizado todo o seu potencial.
Competências
- 1) Texto claro, objetivo e sem erros significativos.
- 2) Houve compreensão do tema e o desenvolvimento é bom, mas esquemático em excesso. Não é improvável que o autor quisesse ver a nota que obteria, ainda que sem se esforçar demais na produção do texto.
- 3) A argumentação é razoável, mas se torna superficial por ter sido desenvolvida sumariamente.
- 4) O autor demonstra, ainda que num texto breve, seu domínio dos recursos coesivos.
- 5) A conclusão é coerente com a argumentação, mas deixa na mente do leitor uma dúvida: uma pessoa ignorante acerca de cultura indígena não pode se fantasiar de índio. Só quem conhece efetivamente os índios podem usar esse tipo de fantasia? Então, a rigor, só etnólogos e antropólogos poderiam se vestir de índio no carnaval.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.