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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2020 Carnaval e apropriação cultural

Redação corrigida 880

A apropriação cultural e o conhecimento histórico

Inconsistente Erro Correção

No que se refere à apropriação cultural, é possível destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, a interação entre culturas diferentes contribui para o enriquecimento cultural não só do indivíduo, mas também da sociedade; por outro, o uso indevido de adereços de um povo pode causar ainda mais intolerância.

Relativo ao apoderamento de outras culturas, a adoção de costumes distintos por um país ajuda a modelar um caráter mais tolerante na sociedade, uma vez que que, ao conhecer a história de um povo povo, pode-se olhar para o mundo por um outro ponto de vista e compreender as suas lutas e dificuldades.

No entanto, a apropriação fora de contexto contexto, aliada à ausência de conhecimento histórico histórico, resulta numa maior austeridade entre os grupos culturais, visto que a ignorância de indivíduos faz com que retratem de forma pejorativa os traços culturais de outros povos.

Desse modo, é importante que antes de se apropriar de adereços e costumes de uma cultura, as pessoas busquem não só entender o significado, mas também a origem, através de livros e documentários para uma maior flexibilidade e menos preconceito entre culturas diferentes.

Comentário geral

O texto demonstra que o autor sabe produzir uma dissertação argumentativa atendendo às competências avaliadas pelo Enem. De qualquer modo, especificamente aqui, ele parece não ter-se esforçado e nem realizado todo o seu potencial.

Competências

  • 1) Texto claro, objetivo e sem erros significativos.
  • 2) Houve compreensão do tema e o desenvolvimento é bom, mas esquemático em excesso. Não é improvável que o autor quisesse ver a nota que obteria, ainda que sem se esforçar demais na produção do texto.
  • 3) A argumentação é razoável, mas se torna superficial por ter sido desenvolvida sumariamente.
  • 4) O autor demonstra, ainda que num texto breve, seu domínio dos recursos coesivos.
  • 5) A conclusão é coerente com a argumentação, mas deixa na mente do leitor uma dúvida: uma pessoa ignorante acerca de cultura indígena não pode se fantasiar de índio. Só quem conhece efetivamente os índios podem usar esse tipo de fantasia? Então, a rigor, só etnólogos e antropólogos poderiam se vestir de índio no carnaval.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 880

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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