REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2020 Carnaval e apropriação cultural
Apropriação Cultural e o Racismo Velado
No que se refere, a A apropriação cultural é um problema que está relacionado ao racismo. Dentre outras fatores, destaca-se um grave problema, que é a pessoa não ter vivido os preconceitos raciais e ainda não conhecer a cultura de que está apropriando-se se apropriando no Carnaval.
Certamente, a apropriação cultural no Carnaval é um preconceito racial velado, pois a pessoa afirma não está estar cometendo racismo. Usar cocar no Carnaval é ignorar o fato de muitos indígenas terem sido caçados e mortos no começo do Brasil e ainda serem mortos até hoje.
Além disso, o problema de uma pessoa está estar usando pinturas corporais, cocares e roupas indígenas como uma fantasia carnavalesca, sem mesmo conhecer a história daquela cultura. Apropriação cultural é um ato de caçoar com o do passado daquele povo, pois você não conhece a origem daquela cultura e os costumes delas dela.
Dessa forma, percebe-se a falta de conhecimento cultural que o próprio povo brasileiro tem de outras culturas nacionais e internacionais. São necessárias políticas públicas, do ministério da educação Ministério da Educação, para maiores acesso acessos a escolas com maiores conhecimento conhecimentos culturais do nosso próprio país e de outros. Assim Assim, teremos mais respeitos respeito com nossas várias culturas brasileiras e mundiais internacionais.
Comentário geral
Texto fraco, com muitos problemas de linguagem e estrutura, além da superficialidade, em termos de ideias.
Competências
- 1) Texto com muitos erros graves de gramática. O autor incorre em redundância frequentemente, usa expressões incompletas ("dentre outros fatores") ou equivocadas ("no começo do Brasil") e ainda uma frase com sintaxe truncada (assinalada em vermelho no início do terceiro parágrafo).
- 2) Houve entendimento do tema e uma tomada de posição em relação a ele, mas o desenvolvimento do texto é redundante: os dois primeiros parágrafos declaram que a apropriação cultural é uma forma de racismo; os dois últimos que ele provém da falta de conhecimento.
- 3) A atgumentação é insuficiente. O autor faz afirmações sem apresentar fatos que as comprovem.
- 4) Desde o primeiro parágrafo, vemos problemas com os recursos coesivos. O texto começa com o uso incorreto de "no que se refere a" e termina com a repetição de expressões coesivas num mesmo parágrafo ("dessa forma" e "assim", que têm o mesmo significado).
- 5) A conclusão, além de redundante, é banal e genérica.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.