REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2020 Carnaval e apropriação cultural
Apropriação cultural e atualidades
É de fundamental importância a valorização da cultura para a formação da identidade de uma região. Mas, comenta-se com frequência, a frequência a respeito da apropriação cultural - julgada inadequada- causada pela falta de conhecimento geral e da influência midiática ou da moda.
Ao se examinarem alguns aspectos atuais evidência se atuais, evidencia-se essa aculturação, por exemplo, o uso de turbantes por mulheres brancas, item pertencente a à cultura negra. Muitas dessas mulheres fazem uso desse adereço pela sua estética e não pela história que o mesmo representa.
Outro fator existente envolvido nisso é a influência que a moda e a mídia exercem sobre a sociedade, ditam ditando comportamentos, ações e até ideologias. Muitas vezes os indivíduos nem percebem essa influência, levando os mesmos o que os leva a aderirem a características de outras culturas.
Levando-se em consideração esses aspectos, conclui-se que a sociedade deve semear o conhecimento sobre sua própria cultura, através do ensino de artes nas escolas, apresentando danças, músicas, personalidades e obras de todas as regiões do país. O governo também pode atuar nesse tema em problema, com incentivos como com a a democratização do acesso a museus, teatros, cinemas, etc. Torna-se perceptível para a população a cultura a que estão inseridos e saberão reconhecer a apropriação cultural e elimina-la eliminá-la quando necessário, valorizando assim, sua cultura e identidade própria.
Comentário geral
Texto fraco. O autor não compreendeu ao certo o que é a apropriação cultural, tanto que a identifica com "aculturação", bem como fala que se deve eliminá-la "quando necessário". No entanto, ele parece achar a apropriação cultural algo negativo e, nesse sentido, ela deveria ser eliminada sempre e não somente "quando necessário". Outro elemento importante de sua incompreensão e ele achar que a apropriação cultural ocorre quando se usa um elemento de outra cultura, sem saber o seu verdadeiro significado. Nesse caso, um branco que usasse uma fantasia de índio e que conhecesse bem a cultura indígena não estaria cometendo uma apropriação cultural. Até a ideia de que a mídia é um dos fatores que explicam a apropriação cultural também é um equívoco. Enfim, o autor demonstra desconhecer a realidade sobre a qual deve escrever. Há muitos outros problemas que podem ser apontados. A introdução é confusa e salta da ideia de que a cultura forma a identidade de uma região (melhor seria dizer de um povo) para a ideia de que "comenta-se com frequência" a apropriação cultural. Os parágrafos estão mal conectados um ao outro, o que enfraquece a estrutura da dissertação e sua linha de raciocínio, até porque a argumentação se baseia numa interpretação equivocada do tema. A própria conclusão reforça o mal entendido, a valorização da própria cultura não resolveria o problema da apropriação cultural. Ele permaneceria acontecendo enquanto as pessoas de uma cultura dominante usassem fora do contexto elementos de outra cultura minoritária. Isso, é claro, se realmente se concorda com a ideia de apropriação cultural e se considera o fenômeno como negativo. Há outras perspectivas sobre a questão, como se vê pela coletânea de textos que acompanha a proposta de redação.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.