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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2020 Carnaval e apropriação cultural

Redação corrigida 840

Apropriação ou intercâmbio?

Inconsistente Erro Correção

O uso de fantasias e alegorias no Carnaval No carnaval, o uso de fantasias e alegorias que remetem às culturas inferiorizadas é criticado por diversas pessoas como sendo um caso de apropriação cultural. Entretanto, é preciso saber diferenciar apropriação de intercâmbio cultural, uma vez que a primeira agrava o preconceito e o desprestígio, enquanto o outro procura não só homenagear, mas também trazer notoriedade para a cultura e às causas enfrentadas pela mesma por elas enfrentadas.

Dito isto, é importante notar que a apropriação cultural está vinculada a uma prática de desmérito demérito, pois uma etnia que é retratada sem contextualização e resumida em um vestuário bonito e exótico tem sua imagem estereotipada, como também seu valor esquecido. No Carnaval, as pessoas apreciam plumagens exuberantes, por exemplo, sem conhecerem os maus tratos aos pássaros e todo o comércio por trás de fantasias que servem somente de entretenimento.

Contudo, o intercâmbio cultural é completamente diferente, pois trata-se de uma homenagem a qual que considera a história e as batalhas de uma cultura como aspectos fundamentais para retratá-la com veracidade. Por exemplo, "O Guarani" e mais outros livros do romancista José de Alencar utilizaram o encontro do branco com o índio como uma narrativa que evidenciou um Brasil ignorado por muitos. Traçando um paralelo, as escolas de samba têm a oportunidade de usar de sua visibilidade para alavancar políticas sociais e ambientais em prol das minorias.

Assim, concluímos que a problemática de se retratar culturas inferiorizadas no Carnaval está na maneira como a mensagem é transmitida. A fim de evitar a apropriação cultural, as escolas de samba que optarem pelo tema precisam expor as dificuldades que diversas etnias enfrentam na sociedade, dando a oportunidade aos indivíduos pertencentes às tais culturas de participarem dos desfiles e de se expressarem para milhões de pessoas, despertando assim o interesse no espectador em participar ativamente das batalhas dessas etnias.

Comentário geral

Texto muito bom, com questões linguísticas que prejudicam o conteúdo, como se verá a seguir.

Competências

  • 1) As expressões marcadas em vermelhas causam uma grande confusão conceitual no texto. O problema é linguístico, pois o autor não soube se expressar. Usou como se fossem sinônimos "culturas inferiorizadas", "minorias" e "etnias", mas esses termos não são sinônimos. Além disso, a expressão "culturas inferiorizadas" é uma expressão não muito adequada. Melhor seria, por exemplo, falar em "culturas e etnias minoritárias", englobando os três aspectos de um mesmo caso em que pode haver apropriação cultural ou homenagem. Outra coisa: "optarem pelo tema" (no parágrafo conclusivo). A que tema o autor se refere? É necessário explicitá-lo.
  • 2) O autor entendeu o tema e fez sobre ele uma reflexão adequada e pertinente.
  • 3) A argumentação é convincente, mas o exemplo de José de Alencar, embora pertinente, traz uma incorreção. Alencar não mostrou "um Brasil ignorado por muitos". Ele valorizou a cultura e os costumes indígenas.
  • 4) Texto coeso, devido ao uso correto dos recursos coesivos.
  • 5) A conclusão incorre no problema apontado sobre a linguagem.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 840

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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