PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 1000

Pré-Conceito

Inconsistente Erro Correção

Desde a pré-história, o homem sempre se utilizou do conhecimento inovador para evoluir. O fogo, a faca, a escrita, os meios de transporte, de comunicação (rádio, tv, internet), entre outros, foram marcos tecnológicos, cada qual a na sua época, que facilitaram o processo de evolução da espécie humana. Portanto, é inegável que essas tecnologias trouxeram benefícios à humanidade e, nesse contexto linear, tendem a progredir infinitamente. Entretanto, sempre houve e ainda há pessoas que fizeram e fazem mau uso de tais instrumentos, o que alimenta o medo e a insegurança de parte da sociedade diante do novo.

Aqueles que são contrários ao desenvolvimento tecnológico sustentam suas crenças com base em fatos negativos que afetaram profundamente a humanidade, como, por exemplo, as consequências nefastas do regime nazista na Alemanha. Não se pode desprezar a possibilidade de um revés no uso da ciência e da tecnologia, visto que, em última instância, têm o poder de causar o extermínio da própria humanidade, assim como ocorreu, em menor proporção, com a bomba atômica em Hiroshima. Todavia, prender-se a isso seria ter uma visão pessimista do progresso, tal qual teve a personagem do episódio "O velho do Restelo", do livro "Os Lusíadas", de Camões.

Já os que defendem o uso da ciência e tecnologia, em uma visão mais otimista, encaram-no como meio de superação dos limites humanos. Esse olhar encontra respaldo no fato de que todos os avanços tecnológicos promovidos pela ciência, em qualquer área, sempre contribuíram para que o ser humano transpusesse suas barreiras pessoais ou do meio em que vive. Como exemplo mais antigo, tem-se a elementar descoberta do fogo, e, na sociedade atual, a utilização da Inteligência Artificial (IA). Prova disso é o uso da IA nas escolas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, na medicina para diagnósticos mais rápidos e eficazes, entre outras áreas, conforme recente matéria publicada no portal de notícias "G1".

Portanto, a evolução da humanidade por meio da ciência e tecnologia, atualmente denominada de revolução transumanista, ainda que utopicamente, é algo inerente a sua condição, faz parte da história da sociedade e é um "caminho sem volta". Apesar da possibilidade de ser empregada com finalidade diversa, ela (a revolução transumanista) não deve ser vista pelo lado negativo da teoria darwinista, em que só os mais fortes sobrevivem, mas sim pelo lado positivo, científico, que denota a evolução da espécie humana. Será que a humanidade teria sobrevivido se o homem, à época, tivesse se prendido unicamente nos malefícios do fogo?

Comentário geral

Texto exemplar, que preenche todos os requisitos de uma dissertação argumentativa. A única coisa que deixa a desejar é o título, que não dá conta de sintetizar o conteúdo da redação.

Competências

  • 1) Há apenas um erro gramatical, que em nada prejudica o conjunto do texto.
  • 2) O autor compreendeu o tema e desenvolveu uma dissertação em que o aborda de maneira ampla, considerando o transumanismo no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico.
  • 3) Existe uma argumentação correta em defesa de um ponto de vista, com requintes como a citação do personagem camoniano.
  • 4) O texto é coeso, pois o autor tem domínio dos recursos necessários para conectar suas ideias
  • 5) A conclusão decorre das premissas e tem implícita a proposta de intervenção: dar continuidade ao desenvolvimento científico.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Nota final 1000

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.