PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 440

O avanço tecnológico, um conforto para poucos

Inconsistente Erro Correção

O avanço da tecnologia propiciou muitos benefícios à população, seja na indústria, comércio ou na saúde. Porém, muitos países estão muito distantes de atingir tal desenvolvimento.

Enquanto em países desenvolvidos a população tem acesso à modernidade e desfrutam do conforto que ela oferece, grande parte da população mundial sofre com a falta de serviços básicos, como a falta de água potável, saneamento, serviços de saúde pública e até uma simples vacina, que pode causar um problema ainda maior devido a à proliferação de doenças.

A desigualdade desigualdade, que vem desde os primórdios prejudica e muitas vezes massacra a camada pobre da sociedade, é um desafio difícil de vencer. Diante de tantas diferenças que existem atualmente, muitos seres humanos menos favorecidos estão sendo eliminados nas filas de espera por tratamento médico ou no caminho do trabalho devido à violência das ruas.

A busca por novas tecnologias é benéfica, pois não se pode negar que muito tem contribuído com a humanidade, porém exige alto investimento que é pago por todos e se torna privilégio de poucos.

Comentário geral

O texto é relativamente bem escrito, pois apresenta uma linguagem clara e com poucos erros. No entanto, é um problema de conteúdo que impede a atribuição de uma nota mais alta para o conjunto. O autor não compreendeu o tema, que não é tecnologia, mas uma aplicação específica da tecnologia com o intuito de criar um novo ser humano ou transumano. Para alguns corretores, essa incompreensão seria suficiente para zerar a redação, com a justificativa de fuga do tema. Preferimos, apenas penalizar a competência 2 para alertar sobre o problema. Igualmente, a competência 5 não tem sua exigência de proposta de intervenção atendida, o que força a puxar a nota para baixo. As outras três competências ficam na média das redações, sem grandes problemas nem grandes qualidades.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 440

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.