REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos
(In)revolução pós-humana
No século XVII, Johannes Kepler, astrólogo alemão, considerado figura-chave na revolução tecno-científica tecnocientífica, apresentou teorias que mais tarde serviriam de base para a evolução humana o progresso da humanidade. Hoje, no entanto, a superação dos limites humanos requer cautela, uma vez que o avanço da ciência e da tecnologia já alcançam alcança dimensões incomensuráveis. Nesse sentido, os efeitos gerados por esses mecanismos devem ser analisados de forma sucinta e sólida, sob pena de prejuízos às futuras gerações.
Em uma primeira abordagem, e é importante sinalizar que a revolução transumana remete, a curto prazo, a à solução de problemas do mundo atual. Como resultado do avanço científico no campo da medicina, por exemplo, o tratamento de doenças, bem como a cura do câncer e do vírus HIV da Aids, finalmente deixariam de ser uma realidade distante. Contudo, esse progresso depende da correta utilização dessas tecnologias tecnologias, o que deve, pois, ser fonte de debates entre as potências mundiais, pioneiras no estudo desses instrumentos, e a população.
Além disso, ressalta -se que os altos investimentos em tecnologia científica não se faz presente fazem presentes de maneira isonomia isonômica e proporcional em todas as nações. Por isso, não é razoável que, em um panorama global em que há altos índices de pobreza e miséria em países subdesenvolvidos e emergentes, somente parcela das lideranças políticas e de indivíduos influentes tenham acesso a essas inovações. Dessa forma, é de suma importância que a revolução pós-humana chegue para ambas todas as classes, sob pena de geração de uma sociedade altamente totalitária e seleta, interiorizado os demais indivíduos.
Torna-se evidente, portanto, que a superação dos limites humanos sob o viés tecnológico e científico requer um amplo debate sobre as suas consequências. Assim, e é necessário que o pós-humanismo beneficie os indivíduos como um todo por meio de pesquisas feitas pelos grandes centros laboratoriais na área da engenharia genética, precipuamente, que colaborem para a busca da cura de doenças transmitidas por vírus com o propósito de diminuir os índices de mortes em países pobres. Em adição Adicionalmente, essas pesquisas e a distribuição igualitária dos investimentos devem ser feitos através de fundo fundos arrecadados pela ONU a fim de viabilizar tal processo.
Comentário geral
Texto bom, com problemas pontuais comentados a seguir.
Competências
- 1) Desde o título, uma tentativa inadequada de falar em involução e revolução ao mesmo tempo, se é que é isso que o autor realmente pensava, a linguagem apresenta deslizes relativamente graves. Todos os trechos assinalados em vermelho são equivocados. O autor não está falando de "mecanismos", "sucinto" significa "breve", a frase do terceiro parágrafo sobre interiorização não faz sentido, e, para finalizar, por que só as doenças virais? E as transmitidas por bactérias, fungos e outros micro-organismos? Sem falar de outras causas...
- 2) O desenvolvimento é razoável. A introdução deixa a desejar. A menção a Kepler é pura exibição de conhecimento e não está devidamente relacionada ao que está dito no fim do primeiro parágrafo.
- 3) O autor argumentou em defesa de seu ponto de vista, mas se limitou a interpretar com suas palavras argumentos já expostos na proposta de redação.
- 4) A redação é coesa e o autor sabe usar bem os recursos coesivos entre os parágrafos e internamente a eles.
- 5) A conclusão é equívoca. Transumanismo não significa exclusivamente redução do índice de mortalidade em países pobres. O autor desconhece também o papel e a alçada da Organização das Nações Unidas. Era melhor falar em organismos ou instituições internacionais.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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