PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 600

Existem limites na esfera científica pelo bem da evolução?

Inconsistente Erro Correção

Segundo o empresário Steve Jobs "a tecnologia move o mundo". Diante disso Realmente, as inovações e evoluções que surgiram nas últimas décadas fizeram com que a sociedade ascendesse avançasse de forma surpreendente. No entanto, diversos avanços em setores da ciência desperta despertam preocupações, como o Transumanismo, que consiste no aprimoramento da capacidade humana, seja mental ou físico física. Portanto, faz-se necessário o debate acerca do tema ciência, tecnologia e superação dos limites humanos.

Mormente, é válido destacar, que destacar que a tecnologia tornou-se algo essencial para existência humana. Já que tem total influência, especialmente, na medicina que que, além de tratar e curar doenças, progrediu na área da genética. Tal como, a mesma constitui-se genética, que constitui um instrumento de alto valor, visto que doenças hereditárias são antecipadas e a reprodução humana é possibilitada em casos de esterilidade. Logo, o papel que a tecnologia contém detém no âmbito científico é de extrema importância.

Outrossim Entretanto, a evolução proporcionada pelos avanços tecnológicos despertou o desejo pelo aperfeiçoamento da condição humana, isto é velocidade, capacidade cognitiva e dentre isto é, de sua velocidade e capacidade cognitiva, entre outros. Entretanto, limites éticos são postos em discussão, dado que a junção da espécie humana com a tecnologia constitui-se constitui um risco para a ciência, pois consequências irreversíveis podem surgir. Ademais, a disponibilidade de tamanho aprimoramento não será para todos, posto que o preço a ser cobrado estará acessível apenas para aqueles que têm a devida condição financeira. Dessa forma, é inadmissível que tal evolução ocorra sem um consentimento ético.

Em suma, a sociedade cresceu e tende a evoluir cada vez mais graças a à tecnologia. Contudo, é preciso que haja uma supervisão quanto aos progressos. Cabe, então, ao Conselho Internacional para Ciência adotar medidas que limitem projetos com tendência a quebra da ética, por meio de equipes qualificadas. Ademais, deve ser criado um tratado global com a ajuda de representantes de todos os países com o intuito de limitar e aconselhar as fronteiras que podem ser seguidas pelo Transumanismo.

Comentário geral

Texto razoável, com problemas de linguagem, estrutura e argumentação.

Competências

  • 1) Além dos erros corrigidos em verde, o texto tem deslizes de linguagem assinalados em verde. São problemas de sintaxe, escolha de vocabulário, uso inadequado de pronomes.
  • 2) O autor entendeu o tema e o desenvolvimento é razoável, mas ele não sabe lidar bem com os dois conceitos em jogo: o de ciência e o de tecnologia. Chega a dizer que um avanço tecnológico em direção ao transumanismo põe a ciência em risco. Como assim? Aparentemente, quem corre risco é o ser humano e a sociedade em que ele vive.
  • 3) A argumentação é prejudicada por afirmações banais, como dizer que a tecnologia é importante para a ciência. Além disso, o autor formula confusamente o seu argumento principal de que a ética tem de controlar os avanços científico-tecnológicos. O argumento se perde entre a confusão do segundo parágrafo e o novo argumento da condição financeira, no terceiro.
  • 4) O equívoco no uso de "outrossim" como elemento adversativo é suficiente para denotar a falta de domínio completo dos recursos coesivos. No geral, contudo, o texto é razoável nesse quesito.
  • 5) É preciso tomar cuidado ao escolher os agentes das soluções propostas. O Conselho Internacional para a Ciência não tem o poder de legislar, nem interferir na legislação de outros países. Só pode aconselhar em favor da ética. De resto, não se aconselham fronteiras como o autor afirma ao encerrar o texto.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.