PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 400

O avanço da tecnologia

Inconsistente Erro Correção

Muito se tem discutido sobre as reais transformações que estão ocorrendo ao longo do século XXI. A tecnologia está cada dias mais moderna avançada e coisas imagináveis inimagináveis podem ser criadas em um piscar de olhos. Tudo isso está vinculado com áreas da ciência e da computação.

Pode-se mencionar, por exemplo, com esses fatores que uma grandiosa modificação pode revolucionar a vida de nós, seres humanos. Essa revolução revolução, chamada transumanista, é capaz de implantar chips que deixam deixariam a mente das pessoas mais fortes forte, evitariam doenças e até mesmo poderiam impedir a morte. Se pensarmos claramente, é algo inacreditável de acontecer, mas a tecnologia possui sim, essa capacidade de transmutação.

Em uma segunda análise, convém lembrar, de que lembrar que nem todos os indivíduos poderiam usufruir do mesmo disso, por ser algo caro e teriam que fazer um investimento muito extenso por ser caro e exigir muito investimento. Dessa maneira, só será capaz utilizar essas tecnologias quem tem condições, como os mais ricos. Além disso, resultaria numa distopia, desvalorizando e eliminando seres humanos considerados inferiores.

Dado o explícito cenário, a consideração destes aspectos é relevante para que o governo faça uma fiscalização e avaliação para ver se deve ou não ser aperfeiçoado e desenvolvido ainda no século atual.

Comentário geral

Texto insuficiente, que reproduz numa linguagem confusa e incompleta a proposta de redação, sem apresentar uma reflexão pessoal.

Competências

  • 1) A linguagem é ruim, seja por escolhas inadequadas de vocabulário, seja pelos problemas de sintaxe, dos quais um bom exemplo é o último parágrafo.
  • 2) O texto apenas reproduz com as palavras do autor o que está exposto na proposta de redação.
  • 3) O autor incorre em erros de lógica, quando diz que a revolução vai implantar chips. O implante de chips é um dos elementos que integram essa revolução.
  • 4) Há problemas de coesão entre os parágrafos, bem como internamente a eles.
  • 5) A sugestão é incompleta. O autor sequer menciona o que o governo deveria fiscalizar.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.