PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 800

Transumanismo: um reflexo da ganância humana

Inconsistente Erro Correção

Desde a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, o ser humano tem sido obrigado a buscar a sua própria sobrevivência e bem-estar. As várias revoluções ocorridas ao longo da história são exemplos claros dessa necessidade de desenvolvimento por parte do homem. Nos últimos anos, a Revolução do Transumanismo ou Pós-Humanismo que, em síntese, significa o aprimoramento das capacidades humanas por meio da utilização de tecnologia avançada, tem ganhado considerável importância, tornando-se cada vez mais iminente e, também, preocupante.

Não se pode negar que a Revolução Transumanista resolveria boa parte dos problemas, principalmente aqueles relacionados a doenças graves. Contudo, sendo o homem um ser ganancioso por natureza, o objetivo do Pós-Humanismo é ir além, é aprimorar as capacidades humanas a ponto de alcançar a imortalidade. Fato esse que resultará na superioridade de uma minoria sobre a maioria, uma vez que novas tecnologias, principalmente no período de lançamento, costumam ser dispendiosas e acessíveis a poucos.

Nesse contexto, vale citar dois eventos em que a ganância humana culminou em consequências desastrosas. O primeiro foi a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden por terem se alimentado do fruto proibido, na tentativa de obter conhecimento igual ao de Deus. E o segundo diz respeito ao período do Nazismo em que Adolf Hitler e companhia usaram de seu poderio para escravizar uma população inteira. Eis, o que pode acontecer neste século, caso a Era Transumanista seja concretizada.

Portanto, o Transumanismo resultaria em consequências muito mais calamitosas do que em benefícios para a humanidade. Por conta disso, para minimizar os impactos, seria fundamental que a ganância do ser humano não prevalecesse perante seus semelhantes e perante os desígnios de Deus. O criador da vida deu capacidade ao homem de inventar artifícios para combater doenças e minimizar sofrimentos, mas o poder da imortalidade é somente Dele

Comentário geral

Texto muito bom, independentemente de se concordar com as ideias do autor. A perspectiva religiosa é comum nos debates sobre o transumanismo e levantam a questão de o homem querer transformar-se em Deus. Isso posto, a redação merece quase a nota máxima e talvez outros corretores a atribuíssem a ela. Em termos de linguagem, porém, a inexistência de erros justifica a nota máxima. O desenvolvimento e a argumentação não chegam a ser perfeitos, pois o autor pouco se detém em examinar os aspectos positivos do transumanismo e, baseado exclusivamente no argumento da ganância humana, já parte o aspecto negativo. Dos exemplos apontados para justificar seu ponto de vista, um é religioso e outro histórico. Ninguém é obrigado a concordar com o exemplo religioso. Nesse momento da argumentação, em vez de recorrer a Adão e Eva, o autor aumentaria a força de seus argumentos caso empregasse fatos históricos, admissíveis por qualquer pessoa, independentemente de suas crenças. Além do problema apontado na argumentação, a conclusão deixa a desejar: se a ganância é algo tão inerente ao homem, como diz o autor, como evitar que ela prevaleça? Dizer que ela não deve prevalecer não é solução. Igualmente, a questão da imortalidade, no último parágrafo, é considerada como se fosse a única meta da revolução transumanista.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 800

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.