PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 800

O verdadeiro limite humano

Inconsistente Erro Correção

É indiscutível o papel da ciência e tecnologia na construção da atual sociedade pós-moderna moderna, assim como no progresso da humanidade e na superação dos limites humanos. Entretanto tal progressividade em seu âmbito totalitário é incessantemente corrompido pela natureza humana.

O Transumanismo, termo descrito empregado pela primeira vez pelo biólogo humanista Julian Huxley, consiste em uma atual corrente filosófica que se fundamenta no combate aos limites da capacidade humana por meio da tecnologia tecnologia, assim como na simbiose do homem com a mesma. Desse modo a evolução da humanidade atual não mais se baseia nos pilares da teoria Darwinista darwinista da seleção natural natural, passando a fundamentar-se em uma seleção direcionada, que tem como ferramenta a biotecnologia, a nanotecnologia, a neurociência e as engenharias, ou seja, a ciência e a tecnologia.

Entretanto Entretanto, desde os primórdios do advento da tecnologia na sociedade global, tem-se tem predominado a distribuição desigual dos seus benefícios. Tal cenário decorre de uma estruturação social apoiada em uma hierarquia controlada pela mesma minoria que detém o poder sobre a ciência e a tecnologia. Como por Por exemplo, a falta de tratamentos efetivos para as Doenças Tropicais Negligenciadas doenças tropicais negligenciadas descritas pela Organização Mundial da Saúde, que afetam as populações mais pobres e tem têm como uma das causas para sua ausência a falta de investimento em pesquisas voltadas para doenças comuns entre os mais carentes. Juntamente a com isso, tem se a descobertas de medicamentos promissores para certas doenças, como tratamentos imunoterápicos, que possuem preço exorbitantes exorbitantes, não compatíveis com o seu custo de produção, ficando restritos à a uma pequena parcela da população. Sendo assim, apesar da de a tecnologia direcionar a humanidade à superação de seus limites, há um limite insuperável intrínseco da essência humana: o egoísmo.

Contudo Por isso, faz-se necessário necessária a construção de valores morais éticos e éticos humanitários visando a democratização ao acesso à tecnologia e seus benefícios, a fim de promover a mitigação dessas desigualdades e caminhar para uma sociedade mais justa e igualitária.

Comentário geral

Texto muito bom, com problemas pontuais comentados a seguir.

Competências

  • 1) Texto bem escrito, com erros pouco significativos, mas em quantidade considerável.
  • 2) A estrutura da dissertação é prejudicada pela conclusão.
  • 3) A argumentação é sólida e fundamentada com muitos exemplos.
  • 4) O último parágrafo é introduzido por um recurso coesivo adversativo, quando não há contrariedade no que vem a seguir.
  • 5) A conclusão é quase um anticlímax de tão genérica e superficial. Se o egoísmo é uma barreira tão grande quanto o autor levantou, como se vai construir essa ética humanitária? Isso é o que seria preciso tentar explicar.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 800

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.