PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 560

O Avanço Tecnológico: Progresso ou Perigo?

Inconsistente Erro Correção

Atualmente a evolução tecnológica nós nos demonstra o que esperar em um futuro não muito distante, distante: estamos sendo inundados de novidades em todas as áreas, pois diariamente surgem diversos produtos com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, seja em mobilidade, saúde ou inteligência artificial, estes artificial. Esses avanços eram praticamente impensáveis no passado.

Continuando no raciocínio sobre as inovações tecnológicas, os investimentos nestas nessas áreas não ficam somente atrelados às áreas de à melhoria da qualidade de vida, diversas vida. Diversas potências mundiais, estão mundiais estão colocando como prioridade o aumento de seu poder de defesa e ataque ataque, através das novas armas com maior poder destrutivo para a conquista de novos territórios.

Assim Assim, fica evidente que armas e homens estão se tornando cada dia um mesmo ser ser, interligados entre si, tornando-se cada vez mais poderosos, a poderosos. A pergunta que fica é: onde os humanos normais se encaixam neste novo cenário, ficaremos a cenário? Ficaremos mercê deste desse novo exercito exército que esta está se formando, este formando? Esse tipo de tecnologia será acessível a todos ou somente aos que tem têm condições financeiras para usufruir?

Caso este esse cenário concretize-se no futuro, voltaremos a épocas remotas, épocas em que os maiores genocídios que barbarizaram a humanidade, onde em que milhares de pessoas foram dizimadas dizimadas, aconteceram, levados pela ganância de potências mais preparadas que outras, tendo em suas mãos a decisão de quem vive ou morre.

Após os argumentos apresentados apresentados, chegamos a à conclusão de que as inovações tecnológicas são surpreendentes e ao mesmo tempo dão medo, levando em consideração o futuro, pois fica a cargo na realidade na realidade fica a cargo de quem as usa, seja emprega-las para o bem ou o mal, para o progresso ou a destruição.

Comentário geral

Texto mediano, que se desvia um pouco do tema e não respeita as exigências da competência 5.

Competências

  • 1) Linguagem razoável, com erros de ortografia e pontuação, corrigidos em verde. Em vermelho são apontados outros problemas, relacionados a outras competências.
  • 2) O autor desenvolveu o texto direcionando a questão da tecnologia do transumanismo para o aspecto militar, exclusivamente, desviando-se da proposta de redação.
  • 3) Há um grande exagero em falar que homens e armas estão se tornando um mesmo ser. Ciborgues ainda estão longe de ser uma realidade. No mesmo parágrafo, em que o autor fala exclusivamente de tecnologia militar, ele se pergunta se essa tecnologia estará acessível a todos? Ora, não são todos os seres humanos que querem ou precisam ser soldados. Se o autor passou a falar da tecnologia em outros âmbitos, ele deveria explicitar isso.
  • 4) O autor exagera na tentativa de dar coesão ao seu texto. No segundo parágrafo, a primeira frase assinalada em vermelho não tem razão de ser. É evidente que ele vai continuar o assunto. Igualmente, no último parágrafo, o autor incorre no mesmo problema, embora com menos gravidade. Os dois trechos em vermelho poderiam ser substituídos simples e respectivamente por "No entanto" e "desse modo".
  • 5) A conclusão é coerente, mas não faz nenhuma proposta de intervenção.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.