REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos
A tecnologia a serviço da medicina
É indiscutível a importância da tecnologia na medicina atual. Com ela, tornou-se possível chegar a diagnósticos rápidos, possibilitando, assim, o imediato tratamento. Diante do grande avanço, a perspectiva de vida humana se prolongou, fazendo com que as pessoas se pessoas atentassem para o acompanhamento da saúde.
Com todo esse aparato tecnológico tecnológico, foi possível a criação de próteses e sua implementação no corpo humano. O aparelhamento cirúrgico tornou-se peça fundamental para que fossem realizados os transplantes de órgãos e a instalação de aparelhos que acompanhassem o funcionamento de alguns deles. Com o uso da ciência, pesquisas puderam ser desenvolvidas para a criação de órgãos artificiais para substituírem os que já não funcionavam regularmente.
Diante de tanta tecnologia hospitalar, criou-se no ser humano a expectativa de viver mais e o sonho da eternidade. Para que isso acontecesse, praticamente todos os órgãos do corpo humano deveriam ser substituídos ao longo da vida, tonando as pessoas verdadeiros robôs. Além disso, essa possibilidade estaria restrita às famílias que possuíssem elevado potencial econômico.
É preciso que a medicina continue avançando de forma a proporcionar ao mundo formas de combate às doenças e métodos de cura. O avanço que atenda somente a uma parte da sociedade trará a sensação de superioridade sobre a humanidade, podendo gerar conflitos de grandes magnitudes. É necessário que os órgãos públicos destinem recursos para que as pesquisas de aprimoramento continuem sendo realizadas, para que de fato a tecnologia esteja a serviço de toda a sociedade.
Comentário geral
O autor expõe fatos, em vez de tomar um partido diante do problema trazido pela proposta de redação e de defender o seu ponto de vista com argumentos.
Competências
- 1) Linguagem regular, com poucos erros. Vale assinalar o uso inadequado do vocabulário assinalado em vermelho. É ambígua a expressão "aparelhamento cirúrgico" e ela compromete a compreensão de todo o trecho em que ela se encontra.
- 2) O texto é uma dissertação expositiva e não argumentativa, como exige a proposta.
- 3) Somente nos dois últimos parágrafos o autor se aproxima de uma argumentação que reflete sobre o que foi exposto, mas já é tarde demais para salvar o texto como um todo.
- 4) O texto é suficientemente coeso, mas não ao modo argumentativo.
- 5) A conclusão é regular, na medida em que sintetiza e recapitula os fatos expostos anteriormente. Não é uma conclusão de argumentação, pois, como se disse, o texto não é propriamente argumentativo.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.