PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 680

Revolução Transumanista: limitada às elites

Inconsistente Erro Correção

No século XXI, após os expressivos avanços tecnológicos decorrentes da corrida armamentista e espacial da guerra fria Guerra Fria, os seres humanos detêm de certos certos conhecimentos que possibilitarão às próximas gerações viverem em uma sociedade transumanista. Apesar de, em um primeiro momento, esta essa nova configuração da sociedade parecer benéfica benéfica, em virtude do aprimoramento das habilidades fisiológicas e cognitivas do corpo humano, esta essa nova configuração, na verdade, acarretaria não só na a perpetuação da disparidade social como também promoveria o aparecimento e manutenção de regimes totalitários.

Primeiramente, os avanços tecnológicos provenientes da revolução transumanista estariam restritos as às elites econômicas. Isso ocorreria pois ocorreria, pois, além desta dessa elite possuir renda para financiar as pesquisas que resultariam na revolução transumanista, esta, por auxiliar monetariamente na criação dos aparatos transumanicos transumanos, deteria do o monopólio comercial destas inovações. Uma vez detido o monopólio comercial pela elite, esta, segundo o conceito da mais-valia postulado por Karl Marx, deixaria o preço das inovações relativamente alto para poder lucrar o máximo possível. Nesse sentido, em virtude dos elevados preços, as classes populares não teriam acesso as às inovações tecnológicas provenientes da revolução transumanista.

Em segundo lugar, a revolução transumanista impediria que o povo rompesse com governos ditatoriais. Tal situação aconteceria porque, devido aos governantes estarem intimamente associados com os polos de poder econômico, esses teriam acesso aos aparatos tecnológicos provenientes da revolução. Sendo assim, o povo, sem o mesmo poderio militar tecnológico militar-tecnológico do governo, não conseguiria, de forma alguma, depor o governo ditatorial.

Em suma, a revolução atenderia exclusivamente os polos de poder, impedindo que o povo se rebelasse contra a estrutura governamental vigente. Portanto, para que a revolução transumanista não seja tão desastrosa para as camadas populares, cabe ao povo, no momento atual, romper com a elite política e econômica, recusando-se a consumir produtos que não são essenciais para a subsistência.

Comentário geral

Texto bom, com marcado viés ideológico. Independentemente dessa questão de conteúdo, o autor demonstra saber dissertar e raciocinar em defesa de seu ponto de vista.

Competências

  • 1) Além dos erros apontados em verde, o autor é bastante redundante no uso de certas expressões, como "revolução transumanista" (segundo parágrafo), mostrando não dominar os pronomes. Nesse mesmo parágrafo, também, a redundância ocorre em termos de conteúdo, quando se diz que a elite a) financiaria a revolução e b) auxiliaria monetariamente as invenções que dela decorreriam. Ora, financiar é dar auxílio financeiro...
  • 2) O autor entendeu o tema e desenvolveu uma dissertação argumentativa. Concorde-se ou não com seus argumentos, em termos formais ele soube apresentá-los em defesa de seu ponto de vista.
  • 3) O autor considera de antemão que os governos já são ditatoriais, mesmo antes da revolução transumanista e que ela só iria potencializar e perpetuar essa situação. Trata-se de um argumento genérico e muito discutível, até porque se está falando de quaisquer governos e não de alguns governos específicos (exemplos), o que deixaria mais claro o raciocínio do autor.
  • 4) Texto coeso, com uso adequado dos recursos linguísticos que produzem a união dos parágrafos e criam a sequência de raciocínio.
  • 5) A conclusão é descabida: se a revolução vai necessariamente resultar em totalitarismo, diminuir a catástrofe não é propriamente uma solução. Além disso, de que modo o boicote aos produtos supérfluos vai prejudicar o andamento ou a consumação da revolução transumanista? Isso parece uma ação muito restrita para produzir um resultado muito amplo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 680

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.