PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 560

Mundo moderno e suas tecnologias

Inconsistente Erro Correção

Ao se falar em tecnologia, devemos observar alguns seguimentos segmentos que vem vêm se destacando e ganhando espaço no mundo contemporâneo. Nesse sentido, podemos destacar a revolução do transumanismo. Tecnologia transumanismo, tecnologia que poderá garantir aos seres humanos uma qualidade de vida melhor através de implantações de chip no corpo humano.

A priori, a implantação dessa tecnologia, que se concentra em um chip, irá garantir ao ser humano um aperfeiçoamento em diversas áreas da vida, como por exemplo, na capacidade física, intelectual, psicológica e emocional. Dessa forma, emocional, melhorando expressivamente sua qualidade e prolongando seus anos de vida. Tal feito iria gerar uma grande revolução na história da humanidade.

A posteriori, devemos nos atentar atentar ao público limitado que terá acesso a esse essa tecnologia. Certamente, o chip e sua implantação terá terão um valor elevado, fora do alcance da maioria da população, o que irá suscitar uma potencialização na desigualdade social aumentar a desigualdade que já assola nossa sociedade nos dias atuais, fazendo com que o público de maior poder aquisitivo tenha mais poder sobre as demais parcelas da população.

Com os Dos dados supramencionados, infere-se, portanto, que a tecnologia é imprescindível para o desenvolvimento e qualidade humana, entretanto, a maioria delas são de a maioria dela tem alto custo financeiro, fazendo com que a população de classe baixa e média não tenha acesso a determinado tipos de serviços. Sob essa ótica, cabe ao Poder Público garantir que esse grupo de pessoas, com menor poder aquisitivo, tenha acesso a tais tecnologias. Dessa forma, todos, sem distinção, poderão usufruir das inovações e benefícios que a tecnologia proporciona ao mundo contemporâneo.

Comentário geral

Texto regular, que restringiu a Revolução transumanista ao implante de chips no corpo humano, sendo a questão bem mais ampla do que isso.

Competências

  • 1) Apesar de uma quantidade significativa de erros, corrigidos em verde, o autor consegue se comunicar e empregar um estilo formal.
  • 2) O entendimento do tema foi limitado. O transumanismo envolve diversas tecnologias e não exclusivamente a implantação de chips no corpo humano.
  • 3) O autor conseguiu avaliar a questão e refletir sobre ela. Contudo, basicamente, se limitou a reproduzir com suas palavras ideias que estão na proposta.
  • 4) Uso regular de recursos coesivos. Desnecessário usar termos latinos como "a priori" e "a posteriori".
  • 5) Deixar a resolução do problema para o poder público é não considerar que esse poder pode aliar-se ao poder econômico e tornar-se também opressivo, conforme indica a proposta de redação.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.