PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 600

Revolução transumanista: uma espada de dois gumes

Inconsistente Erro Correção

É notório que o desenvolvimento tecnológico vem crescendo muito ao longo do tempo, principalmente após a revolução industrial. Tal desenvolvimento busca sempre melhorias para a vida do ser humano, mas muitas vezes não se observa isso na pratica prática.

Cabe mencionar que graças ao avanço tecnológico, principalmente no ramo da biotecnologia varias biotecnologia, várias enfermidades que antes eram intratáveis torna-se tornam-se hoje tratáveis, podemos tratáveis. Podemos citar como exemplo a radiação sendo utilizada para matar as células cancerígenas, sendo assim esse procedimento procedimento que hoje é muito utilizado no tratamento de várias espécies de câncer. Podemos citar como exemplo também o HIV a Aids que é uma doença incurável, mas graças ao avanço da biotecnologia, há remédios que podem reduzir drasticamente a progressão da doença. Então, no ao que tudo indica, a revolução do transumanismo é só questão de tempo.

Entretanto a de Entretanto, há de se pensar qual será o preço dessa tecnologia, em que a ciência garantira garantirá a saúde, a juventude e a imortalidade. Será que todos terão condições financeiras para adquirir tal tecnologia ou vai ser algo onde os ricos viveram viverão para sempre, enquanto os pobres pobres, que não tem têm condições para adquirirem adquiri-la, viverão mendigando cada segundo por algo que não poderão ter. o ter? O filme "O preço do amanhã" daria uma boa ideia de como possa poderia ser essa nova sociedade futurista, onde e a sociedade é bem dividida entre os pobres, que trabalham, e os ricos, dominantes, sendo que só os ricos teriam viva eterna em que os pobres trabalham e os ricos têm a vida eterna.

Feitas as devidas reflexões, percebe-se que o avanço da tecnologia é indispensável para a melhoria de vida da humanidade. mas Mas o ponto chave é torna tau tornar tal tecnologia acessível a todos. Para isso isso, precisa-se que os governos invistam mais no desenvolvimento tecnológico e não apenas os grandes capitalistas que só visam o ao lucro. Para Para, quem sabe assim, o governo possa através de suas políticas torna tau tornar tal tecnologia acessível a todas as classes sociais.

Comentário geral

Texto mediano, que não vai muito além da apresentação da proposta com as palavras do autor, seguindo uma estrutura dissertativa.

Competências

  • 1) O uso da linguagem é razoável, na medida em que o autor consegue comunicar suas ideias. Mesmo assim há erros e problemas em quantidade.
  • 2) O autor entendeu o tema e desenvolveu um texto cuja estrutura se assemelha a de uma dissertação argumentativa.
  • 3) Há uma argumentação, mas com um nítido desequilíbrio entre as premissas. Vale notar que o autor cita o filme "O preço do amanhã", mas não dá a mínima ideia do que o filme trata. Considera que qualquer leitor saiba do que ele está falando.
  • 4) O texto não deixa de ser coeso, apesar de uma introdução que apenas sugere a tese do autor, seguida de dois parágrafos que ao mesmo tempo esclarecem e defendem seu ponto de vista.
  • 5) O autor não atenta para algo que a proposta evidencia: o governo pode se tornar parte do problema, em vez de ser sua solução, uma vez que existe uma relação entre o poder político e o econômico.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.