PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2019 Ciência, tecnologia e superação dos limites humanos

Redação corrigida 600

Os perigos da uniformidade

Inconsistente Erro Correção

A revolução transumanista é a alteração ou estabilização de características da espécie humana por meios externos. Dentre os diversos aspectos dos pelos quais podem ser analisados essa mudanças analisadas essas mudanças, alguns merecem destaque, tais como a retirada da individualidade humana, assim como, um segregarismos segregacionismo ainda mais forte do que temos hoje. Dito isso, é imprescindível analisar essa questão.

A principio princípio, pode ser dito que essa revolução poderia trazer uma potencialização de características consideradas boas e a exclusão de características vistas como ruins. Desta Dessa maneira, podemos imaginar uma sociedade sem individualismo, uniforme em todos os sentidos. O fortalecimento físico, a ausência de doenças e a estabilidades de emoções são algumas de suas promessas. Ou seja, a perda do que nos torna únicos e diferentes uns dos outros.

Além disso, é importante ressaltar que esse tipo de tecnologia, não tecnologia não estaria disponível a à população em geral, devido o ao seu auto alto custo. O seu uso estaria restrito a uma pequena parcela que se tornaria mais forte e com totais condições de domínio sobre os considerados inferiores. O mundo já passou por algo semelhante como a escravidão dos negros no Brasil ou o nazismo na Alemanha.

Logo, é evidente o problema da revolução transumanista merece maior atenção por parte da sociedade, que ainda não a compreende. Desse modo, uma das alternativas a serem tomadas é a união de especialistas e do poder público no sentido de proteger a população e elucidar essa questão.

Comentário geral

Texto mediano, apesar de marcado por obscuridade e contradição.

Competências

  • 1) Além dos erros corrigidos em verde, nota-se uma dificuldade de se expressar claramente. Por exemplo, o que o autor chama de "estabilização" e de segregacionismo no primeiro parágrafo só se torna compreensível na leitura do segundo parágrafo. Igualmente, a expressão "retirada da individualidade" é ambígua e subjetiva.
  • 2) O próprio desenvolvimento do texto é prejudicado pela ambiguidade. A princípio, parece que o autor vê a "potencialização" de certas características humanas como algo positivo (no início do segundo parágrafo). Depois, nota-se que ele vê isso como algo negativo (no final do mesmo parágrafo).
  • 3) Há uma contradição no raciocínio: o autor começa dizendo que a revolução transumanista tornaria todos "uniformes", para em seguida dizer que os ricos estariam acima dessa uniformidade e poderiam dominar o restante da população. Já que os ricos seriam os únicos a se beneficiar da tecnologia transumanista, supõe-se que eles não haveriam de querer perder sua individualidade. Além disso, as pessoas dominadas por eles não seriam "uniformes" uma vez que não beneficiadas pela revolução transumanista.
  • 4) O autor sabe usar os recursos coesivos, apesar de produzir um texto cujo cerne é confuso e contraditório.
  • 5) A proposta de solução do problema é genérica demais. "Elucidar" significa "esclarecer", o que seria o ponto de partida para a resolução do problema e não o ponto de chegada, como o texto dá a entender.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.