Pulgas: Características, ciclo de vida e ameaças à saúde

Mariana Aprile*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

As pulgas estão entre os insetos que mais causam problemas ao ser humano e a outros animais - inclusive outros insetos, acredite. Elas pertencem à ordem Siphonaptera. O nome vem do grego Siphon - sifão, e apteros - sem asas.

Certo, pulgas não têm asas. Mas são capazes de pular cerca de 300 vezes a sua altura - as campeãs de salto na natureza.

Espécies de pulga no Brasil

Existem três mil espécies de pulgas no mundo - segundo o levantamento realizado pelo programa Biota, da Fapesp. De acordo com o mesmo estudo, 59 espécies são encontradas no Brasil - 36 delas só no estado de São Paulo.

As pulgas são prejudiciais à saúde por dois motivos: são ectoparasitas e vetores biológicos de <a href="http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u24.jhtm>bactérias</a>, <a data-cke-saved-href=" http:="" educacao.uol.com.br="" biologia="" ult1698u93.jhtm"="">protozoários</a> e vermes. Ectoparasitas são aqueles que não entram dentro do corpo do hospedeiro.<br><br></p><h3>Ciclo de vida da pulga</h3>As pulgas têm quatro estágios de vida: ovo, larva, pupa e adulto. O tempo de cada fase de vida dos sifonápteros varia de acordo com a espécie.<br><br><ul><li> <b>Fases 1 e 2</b>: Os ovos eclodem, depois de alguns dias que são postos, e deles saem as larvas vermiformes. No caso das pulgas que atacam cães e gatos, as larvas escondem-se em frestas e nos carpetes e estofados.</li><br><li><b>Fase 3</b>: Dentro de uma semana, as larvas tornam-se adultas e passam ao estágio de pupa, o casulo formado pela larva.</li><br><li><b>Fase 4</b>: Quando percebe a presença de um hospedeiro, a pulga adulta sai de seu casulo. Nessa fase esses insetos se tornam ectoparasitas hematófagos: sugam o sangue de seus hospedeiros - e geram ovos em profusão.</li></ul><br><br>Uma <i>pulex irritans</i>, a pulga comum ou "pulga do homem", começa a pôr ovos 48 horas depois de sugar sangue. E coloca de 20 a 22 ovos por dia. Nos seus 110 dias de vida, ela pode colocar até dois mil ovos.<br><br><h3>Pulgas prefrem mamíferos</h3>Existem 18 famílias de pulgas, e cada uma delas têm preferência por um grupo animal. A família <i>Ceratophyllidae</i> abriga as que parasitam os roedores, e a <i>Hystrichopsyllidae</i> agrupa as pulgas de insetos - isso mesmo: insetos que parasitam outros.<br><br>Os morcegos são hospedeiros da família <i>Ischnopsyllidae</i>, enquanto pássaros, marsupiais, cães, gatos e o ser humano são parasitados pelas famílias Leptopsyllidae, <i>Rhopalopsyllidae</i>, <i>Vermipsyllidae</i>, e <i>Pulicidae</i>, respectivamente.<br><br>As pulgas adoram o sangue dos mamíferos. O estudo realizado pelo Biota Fapesp, esclarece que 94% dos hospedeiros desses ectoparasitas são da classe <i>Mammalia</i> e desses, 74% são roedores. As aves são as menos apreciadas pelas pulgas: apenas 6% delas são hospedeiras desses insetos.<br><br><h3>Ameaça à saúde</h3>Todas as regras têm exceções, principalmente na biologia. A família <i>Pulicidae</i> possui gêneros que parasitam os ratos e o ser humano. O rato abriga a espécie <i>Xenopsylla cheopis</i> que é vetora da bactéria <i>Yersinia pestis</i>, causadora da peste bubônica.<br><br>Essa pulga, quando infectada, regurgita enquanto suga o sangue do hospedeiro, pois a <i>Yersinia pestis</i> obstrui seu aparelho digestório. Isso faz essa pulga ficar constantemente faminta, mordendo até mesmo o ser humano - e assim ela dissemina o bacilo da peste.<br><br>A <i>Xenopsylla cheopis</i> também é transmissora da bactéria <i>Rickettsia typhi</i>, causadora do tifo endêmico. Em cães e gatos, as pulgas do gênero <i>Ctenocephalides</i> transmitem o verme <i>Dipylidium ssp</i>, responsável pela teníase canina e felina, a verminose conhecida como dipilidíase.<br><br><h3>Bicho-do-pé</h3>A tungíase, conhecida como "pulga-da-areia", "bicho-do-pé", "pulga-de-bicho" ou "bicho-do-porco", é provocada pela <i>Tunga penetrans</i>. É a menor espécie de pulga que se tem notícia, com um milímetro de comprimento. Esse ectoparasita ataca humanos e suínos.<br><br>Muitas pessoas já tiveram a dolorosa experiência de precisar tirar o "bicho-do-pé", depois de passar as férias no litoral. Apesar de ser um problema passageiro para a maior parte das pessoas, em comunidades pobres, a <i>Tunga penetrans</i> é endêmica e uma grave questão de saúde pública.<br><br><h3>Superinfecção</h3>O ciclo de vida da <i>Tunga</i> não dura mais de 15 dias. Por isso, a tungíase é negligenciada. Nos casos em que a pessoa sofre sucessivas infecções causadas por essa pulga, pode chegar a ter até 200 desses insetos sob a epiderme, a camada externa da pele.<br><br>Isso causa lesões sérias. As feridas abertas servem como um portal para diversos microorganismos causadores de doenças. À infecção bacteriana dos ferimentos pode seguir-se de tétano e gangrena.<br><br><h3>Reações alérgicas</h3>Tanto seres humanos como cães e gatos podem apresentar reações alérgicas ao serem picados por pulgas. Esse é um grande desconforto, pois a região mordida apresenta forte prurido. O ato de coçar-se aumenta a ferida, que pode infeccionar. Há casos de cães e gatos em que a pelagem dá lugar a lesões sérias.<br><br><h3>Prevenção</h3>Em ambiente doméstico, em especial quando se possui animais de estimação, deve-se manter a higiene. Além desse cuidado, recomenda-se a dedetização periódica do ambiente, sempre com orientação profissional.<br><br>É importante lembrar que todos os produtos antipulgas podem intoxicar animais de estimação e crianças se não forem utilizados segundo as recomendações do fabricante.<br><br>Também é recomendável procurar orientação veterinária, para que o combate às pulgas seja eficaz e não prejudique outros seres que vivam no mesmo ambiente.<br><br><div class="parceiro-hsw" id="licaodecasa"><h4><strong>Leia mais sobre pulgas no HowStuffWorks</strong></h4><ul> <br><li><a data-cke-saved-href="http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulga.htm" href="http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulga.htm" target="blank">Como funcionam as pulgas</a></li><br><li><a data-cke-saved-href="http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulga2.htm" href="http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulga2.htm" target="blank">O ciclo de vida das pulgas</a></li><br><li><a data-cke-saved-href="http://saude.hsw.uol.com.br/peste3.htm" href="http://saude.hsw.uol.com.br/peste3.htm" target="blank">Pulga é vetor da peste bubônica</a></li></ul></div><p></p>