Escala gráfica: Aprenda a interpretar mapas

Luiz Carlos Parejo

A escala numérica é uma das principais aplicações da cartografia. Ela pode ser representada graficamente sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas nos mapas, cartas ou outros documentos cartográficos, é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real (definição do IBGE). Assim, quando se utiliza uma régua, um escalímetro ou até uma linha conseguimos obter a distância imediata.

Escalas grandes e pequenas

Ao contrário do que se pensa uma escala grande não é aquela que possui um número enorme. A escala 1:5.000 é grande pois a representação da realidade foi diminuída apenas 5.000 vezes, enquanto na escala 1:30.000.000 a representação da realidade foi diminuída 30 milhões de vezes, portanto a E=1:5.000 é maior que a 1:30.000.000.

Você pode usar o seguinte raciocínio, um dividido por 5 mil é maior que 1 dividido por 30 milhões.

Quanto maior a escala, maior o número de detalhes representados.

As representações cartográficas mudam de nome conforme a escala, sendo que as cartas topográficas são representações de altitude, hidrografia, rodovias, cidades, etc.:

 

Quanto ao tamanho Quanto a representação Escala Aplicações
Escala Grande Escala de Detalhe até 1:25.000 Plantas Cadastrais
Escala Média Escala de Semi-detalhe de 1:25:0000 até 1:250.000 Cartas topográficas
Escala Pequena Escala de Reconhe-cimento ou de síntese de 1:250.000 e menores. Cartas Topográficas e cartas gerais.

Veja a encruzilhada das ruas Uruguai e Barão de Mesquita (cidade do Rio de Janeiro), extraída da Carta do antigo Distrito Federal, em escala 1:5.000. Note os detalhes, inclusive os trilhos de bonde, pois este tipo de transporte era usado, até a década de 50.

 

Na escala maior (E=1:50.000) o nível de detalhamento é muito maior (aparecendo inclusive as ruas da cidade), já nas escalas menores a cidade de Cornélio Procópio diminui até se transformar em um pequeno ponto na escala de 1:1.000.000.

 

 

 

 

Luiz Carlos Parejo é professor de geografia.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos