Autoria: Obras anônimas, apócrifas, direitos autorais

Heidi Strecker, Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação

Você sabe o que é uma obra apócrifa? Já ouviu falar sobre questões de direitos autorais? Ou sabe o que é um eu poético? Tudo são questões ligadas à autoria, que vamos discutir aqui.

Ao ler uma obra literária, é importante pensar em quem foi a pessoa que a escreveu, quando e onde viveu. Saber quem foi o autor da obra ajuda bastante na sua compreensão.

Às vezes a obra pode ser anônima (quando não sabemos quem é o autor) ou até mesmo apócrifa (quando sua autenticidade não está provada). Mas estes casos são menos comuns. Geralmente os autores dos livros são conhecidos.

Procure saber quem é o autor do livro que você está lendo. É um autor antigo ou é um autor contemporâneo (que vive em nossa época)? Se o autor for de outra época, você pode pesquisar sobre ele em uma biblioteca ou na internet. Verifique, por exemplo, nossa lista de biografias. Biografia, aliás, é a história da vida de uma pessoa.

Se o autor estiver vivo e morar na sua cidade, você pode tentar conversar com ele! Você pode pedir um autógrafo, mandar um e-mail e até tentar ligar para o autor, perguntando sobre o processo de criação do livro, fazendo um comentário. Geralmente os autores gostam de conversar com os leitores.

 

Direitos autorais

Hoje em dia se fala muito do assunto, já que o avanço da tecnologia deixou os autores em uma situação bastante delicada - por um lado, é muito fácil tirar cópias de um livro, transferi-lo pela internet; por outro, o autor perde o controle do que fazem com sua obra!

É importante lembrar que o livro é o resultado do trabalho de um autor. Por isso o autor é quem detém os direitos autorais sobre a obra.

Se você folhear o seu livro, vai encontrar nas primeiras páginas uma informação interessante: de quem é o copyright (os direitos autorais). O símbolo para copyright é um C no interior de um círculo. Ele nos indica a quem pertencem os direitos morais e patrimoniais sobre a obra. Os textos das obras literárias são protegidas por leis.

O autor tem o direito de ver sua obra respeitada e também tem o direito de ganhar dinheiro pela publicação da obra. Quando alguém traduz, modifica ou copia um texto sem autorização está desrespeitando os direitos do autor e cometendo um ato de pirataria.

Mas podemos citar um trecho de uma obra. Neste caso, indicamos o nome do autor do texto e o título do livro citado.

 

Editoras e fichas catalográficas

Os livros são publicados por editoras. Editora é a empresa que faz o texto escrito pelo autor virar um livro (revisa o texto, coloca imagens, cria o índice, etc). Veja qual foi a editora que publicou o livro que você está lendo. Você conhece outros livros desta editora? Que tipo de livro ela costuma publicar?

Várias informações sobre a obra podem ser encontradas na ficha catalográfica, que vem impressa em uma das primeiras páginas do livro. Nela, além do título do livro e do nome do autor, você também vai descobrir o local onde o livro foi editado, a editora que o publicou e a data da publicação. Esses elementos ajudam a compreender as circunstâncias em que a obra foi publicada.

 

Narrador e Eu poético

Ao abrir seu livro, você vê: "Eu estava caminhando pela rua, quando vi aquela imagem inexplicável". Provavelmente, não foi realmente o autor do livro quem viu a imagem, mas o "narrador" do livro. Ou seja, o escritor cria um "outro eu" - é o personagem que conta a história.

Se a obra for um livro de poemas, pode haver um "Eu poético". Dentro da obra literária, não é mais apenas autor em si que nos interessa, mas também as figuras literárias que ele inventa.

O escritor João Cabral de Melo Neto fala um pouco desse trabalho de criação do autor, em um texto chamado "O poema".

"A tinta e a lápis escrevem-se todos os versos do mundo.
Que monstros existem nadando no poço negro e fecundo?"

O autor é um criador. Ele inventa enigmas. Mas decifrar estes enigmas cabe a alguém tão importante quanto o autor: o leitor.

Heidi Strecker, Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação é filósofa e educadora.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos