Dissertação (2) - Dez dicas para um texto bem avaliado
Estrutura
1) Mostre que compreendeu o tema proposto e que sabe contextualizá-lo, de maneira crítica e reflexiva, num texto em prosa que seja claro e coerente.
2) Partindo da situação-problema apresentada na prova, redija um texto dissertativo-argumentativo(apresentar fatos e argumentos para defender a sua opinião sobre o tema).
3) Lembre-se de que os avaliadores desconsideram toda redação que se afastar do tema proposto
4) Selecione, organize e interprete as informações e os argumentos que, de fato, tenham relação com o tema proposto.
Linguagem
5) Não se esqueça de dar título ao texto. Em princípio, o título deve sintetizar aquilo que você disse ao longo da redação, sendo um conjunto de palavras agrupadas em torno de uma palavra-chave.
6) Utilize palavras que sejam adequadas ao seu tom – e não tente usar termos eruditos para impressionar os avaliadores. Seja simples e direto.
7) Evite os períodos muito longos. Desde que usando-o adequadamente, para encerrar frases que expressam ideias diferentes, não faça economia de pontos finais!
8) Para organizar o texto de modo lógico e objetivo, utilize os chamados elementos de coesão textual, como advérbios, locuções adverbiais e conjunções.
Ideologia
9) Elabore seu texto de forma a, no final, apresentar possíveis soluções para o problema focalizado pela proposta.
10) Seja moderado ao tratar de temas polêmicos – como preconceito racial, social e/ou religioso, prática de tortura ou diferentes formas de violência. É mais prudente evitar radicalismos que, eventualmente, podem parecer se chocar com o respeito aos direitos humanos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.