Período simples e composto: Coordenação e subordinação

Sueli de Britto Salles, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Se você já sabe a diferença entre frase e oração e já conhece os termos da oração, pode avançar um pouco mais no estudo da sintaxe. Quando uma declaração se compõe apenas uma oração, ela é classificada como oração absoluta ou período simples. Se ela se compuser de duas ou mais orações, leva o nome de período composto.

O período composto também recebe classificações: pode ser composto por coordenação, ou por subordinação, ou ainda por coordenação e subordinação. Vejamos, no exemplo abaixo, como se organizam as orações nesses períodos.

Imagine a seguinte situação: você resolve abrir uma empresa. Como é seu primeiro negócio, propõe-se a cuidar sozinho de todas as tarefas (é o caso do período simples). Mas depois de um tempo, com o crescimento da clientela e do volume de trabalho, percebe que não dará mais conta de tudo sozinho.

Hierarquia

Você pensa em duas alternativas: ou chama alguém para fazer uma sociedade ou contrata funcionários. Se você escolher a primeira opção, saberá que na hierarquia social da sua empresa você e seu sócio estarão nivelados, ou seja, a relação entre vocês será de igualdade, de parceria (e não a de chefe e subordinado).

Já se resolver contratar funcionários, a hierarquia muda: o outro vem para ajudar você a realizar tarefas, portanto vem completar algo na sua ação (que é a principal); a ação desse indivíduo, na empresa, estará subordinada à sua.

Essa é uma relação semelhante a essa que ocorre nas declarações que possuem mais de um núcleo verbal, ou seja, mais de uma oração. Esses períodos podem ser de três tipos:

1) Composto por coordenação, com orações “sócias” (coordenadas), que possuem autonomia, mas se unem para tornar a informação mais completa e significativa;

Exemplo:

Ele sabia a verdade, mas ela negou tudo.

2) Composto por subordinação, com orações “funcionárias” (subordinadas), que servem para completar uma oração principal, exercendo ou a função de um substantivo, ou a de um adjetivo, ou a de um advérbio;

Exemplos:

Ele sabia que ela negaria tudo.

O crime que ela cometeu ainda não apareceu na mídia.

Quando ela chegasse, ele deixaria a sala.

3) Composto por coordenação e subordinação, com a mescla dos tipos anteriores (coordenadas e subordinadas).

Exemplo:

Quando ela chegasse, ele deixaria a sala e chamaria a polícia.

Em síntese, um período composto por coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de relações.

Sueli de Britto Salles, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é mestra em língua portuguesa, leciona em cursos universitários e participa de bancas corretoras de redações em vestibulares.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos