Topo

Estudantes dizem que colégio de Fortaleza vazou questões do Enem 2011

Da Redação

Em São Paulo

26/10/2011 12h23Atualizada em 26/10/2011 13h42

Um estudante postou um álbum no Facebook com imagens de um suposto simulado aplicado por um colégio de Fortaleza que teria questões idênticas ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Logo após a publicação, vários estudantes passaram a comentar o caso, atribuindo o simulado ao colégio Christus. A descrição do álbum é a seguinte: "Cada caderninho tem 24 questões. Isso foi o suficiente pro colégio acertar tantas".


Segundo o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho, foram treze questões do simulado que caíram no Enem. "No primeiro dia, caderno amarelo, foram as questões 34, 33, 32, 87, 46, 50, 74, 57. Nos segundo dia, também caderno amarelo, foram as perguntas 113, 180,141, 173, 154", disse o procurador.


Logo após publicar o álbum, o estudante divulgou a seguinte mensagem na rede social: "Gente, eu sei que é revoltante, é uma das provas mais importantes da nossa vida. Mas cuidado com as palavras, muito aluno do colégio recebeu isso e acertou as questões merecidamente. Vamos esperar também por um esclarecimento da escola antes de fazer julgamentos".

Segundo o UOL apurou, nove questões são realmente idênticas nas duas provas, uma tem conteúdo parecido e as outras não possuem relação com o exame. O MEC informou que já acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Se for comprovada a fraude, os estudantes do colégio podem ser desclassificados do Exame e poderão fazer novas provas no mesmo dia que o Enem será aplicado aos presos. A direção da escola pode ser responsabilizada pelo vazamento.

Costa Filho irá recomendar formalmente que o MEC (Ministério da Educação) anule o Enem. "Isso é vazamento de conteúdo e vazamento viola a igualddae do processo e consequentemente impõe a anulação do concurso. O Inep tem que se pronunciar sobre isso. Se ele não anular o exame, nós vamos para a justiça ", disse o procurador.