Topo

Inscrições para a Olimpíada de Matemática de 2012 podem ser realizadas até hoje

Do UOL*, em São Paulo

30/03/2012 06h00

Escolas interessadas em participar da oitava edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) têm até hoje (30) para realizar a inscrição no site do evento. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de todos os anos do ensino médio. A competição é promovida pelo MEC (Ministério da Educação), pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e pelo Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

No ano passado, 18,7 milhões de estudantes de 44 mil escolas participaram da olimpíada, que é organizada em duas fases. A primeira prova é objetiva e será aplicada no dia 5 de junho. Os alunos com os melhores resultados são selecionados para a segunda fase, composta de prova discursiva, marcada para o dia 15 de setembro.

Os 400 melhores alunos do ensino fundamental e os 100 melhores do ensino médio receberão medalhas de ouro. Os participantes ainda poderão conquistar medalhas de prata e bronze, totalizando mais de 4 mil premiações. Também serão concedidas menções honrosas. Os medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Já os professores dos alunos premiados receberão tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. As escolas com bom desempenho na olimpíada também podem ser contempladas com computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus.

O regulamento completo está disponível no site da Obmep.

(*Com informações da Agência Brasil)