Topo

Candidatos ainda têm dificuldade para entender tema de redação; veja o que o Enem leva em conta

Do UOL, em São Paulo

04/06/2012 06h00Atualizada em 04/06/2012 09h57

A correção da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é feita com base em cinco competências, que recebem notas entre zero e 200 pontos cada. Para o coordenador do Banco de Redações do UOL, Antonio Carlos Olivieri, o ponto fraco dos candidatos ainda é compreender a proposta da redação. “O candidato fica nervoso e muitas vezes ele lê e entende uma coisa, que não é bem por ali”, afirmou Olivieri.

No Enem, a competência que trata da compreensão do tema da redação é a 2ª: “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”.

O coordenador do banco de redações do UOL orienta os candidatos a elaborarem um breve parágrafo resumindo a proposta de redação: “Acho que isso seria na verdade uma maneira dele ter certeza de que entendeu o que está sendo pedido e também já serve para fazer um esboço de um parágrafo introdutório da redação que ele vai desenvolver”.

De acordo com Olivieri, a segunda competência merece ênfase, “pois dela dependem todas as outras”. “Se o candidato fez uma belíssima dissertação sobre outro tema, que não o da proposta, ele vai tirar zero”, observou.

Veja abaixo uma “tradução” das cinco competências analisadas na redação do Enem:

Banco de Redações UOL

O banco de redações UOL apresenta uma proposta de redação por mês e mostra a correção de 20 textos enviados por internautas. É possível treinar com  temas de meses anteriores e ver as redações corrigidas. Confira todos os temas aqui e inicie seus estudos.