Cientistas criam professor-robô que detecta quando estudante está distraído em aula online
Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, criaram um professor-robô capaz de prender a atenção de estudantes em aulas online. A invenção foi revelada pela revista inglesa “New Scientist”.
- 3269
- http://educacao.uol.com.br/enquetes/2012/06/08/voce-acha-que-um-robo-consegue-substituir-o-professor.js
De acordo com a publicação, o equipamento detecta quando o aluno está distraído (ou mesmo dormindo) e usa “truques” para mantê-lo concentrado. Os pesquisadores programaram o robô para contar uma história a um grupo de alunos. Depois, os questionou sobre o que lembravam.
Durante a história, o robô aumentou a voz ou usou gestos (da mesma forma que um “professor humano” faria) para conquistar novamente a atenção dos estudantes, caso percebesse, por meio de monitores, que eles estavam se dispersando. Outros dois grupos foram formados, mas sem o monitoramento de atenção.
Os alunos que estavam sendo “reconquistados” pelo robô conseguiram recontar a história muito melhor: de 14 questões, acertaram nove. Os outros, que não tiveram esse “estímulo”, acertaram pouco mais de seis.
A ideia, diz Andrew Ng, diretor do laboratório de inteligência artificial da Universidade de Stanford, na Califórnia, pode ter "implicações significativas na educação". "A perspectiva de medir automaticamente o engajamento do estudante para criar um professor mais interativo é muito excitante", disse.
(Com informações da New Scientist e do Good.com)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.