Topo

Enem 2012 para sabatista em RO será antes das 18h; MPF pede para MEC alterar horário

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 11h13Atualizada em 30/10/2012 11h15

O MPF/RO (Ministério Público Federal de Rondônia) recomendou que o MEC (Ministério da Educação) inicie uma hora mais tarde as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 no sábado para candidatos que guardam o dia por opção religiosa.

Os candidatos sabatistas que pediram atendimento diferenciado farão a prova a partir das 19h do horário de Brasília, quando no horário local de Rondônia ainda será 17h. 

Segundo o MPF, estudantes do Estado reclamaram ao órgão que estão se sentindo prejudicados em seu direito de fazer as provas após as 18h de sábado. Rondônia não tem horário de verão e o fuso horário passou a ser de duas horas em relação ao horário de Brasília.

Na inscrição do Enem, o candidato tinha a opção de indicar que guarda os sábados por motivo religioso para poder fazer a prova em horário diferenciado. De acordo com o MPF, a organização do exame não levou em consideração que há estados que não fazem horário de verão e teria respondido a candidatos rondonienses que o horário estabelecido anteriormente será mantido para as provas que ocorrerem aos sábados. 

O MPF/RO afirma em nota que se o horário não for alterado os candidatos serão prejudicados e também cita na recomendação que a Unir (Universidade Federal de Rondônia) é uma das universidades que vai utilizar a nota do Enem como base do processo seletivo de candidatos para o ano letivo de 2013.

O Inep e o MEC têm dois dias para informar se irão cumprir a recomendação. O UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa do MEC, mas ainda não obteve retorno. Assim que o ministério enviar a resposta, ela será acrescentada ao texto.