Topo

Estudantes em Ribeirão Preto (SP) acham 2º dia de provas do Enem 2012 mais fácil que o 1º

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

04/11/2012 15h54

Os primeiros estudantes a deixar o local de provas na Unip de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) consideram as provas deste domingo (4) do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 mais tranquilas do que os testes aplicados no sábado (3). Hoje foram feitas as provas de matemática, redação e português. Ontem, de ciências humanas e da natureza.

Guilherme Fernandes, 17, que quer cursar zootecnia, afirma as questões de interpretação foram fáceis. “Foram quatro charges em língua portuguesa e duas em língua inglesa. Todas fáceis de entender.” Ele disse que não teve dificuldade com a redação, cujo tema foi imigração. “Eu me preparei para encarar uma redação sobre aquecimento global e bullying, mas não tive dificuldade com o tema que caiu.”

Ingrid Guiote, 22, que cursa contabilidade, achou a segunda etapa  do Enem mais fácil do que no sábado e em relação a 2011. “As questões me pareceram mais claras este ano. A linguagem da prova de português estava mais coloquial. Em 2011 achei a redação das questões mais formal e cansativa”, disse. Ingrid quer um desconto maior na mensalidade da faculdade, por isso encarou de novo o Enem.

Jean Barbosa Filho, 20, que pretende cursar letras, afirmou que achou a prova tranquila, com exceção de matemática. Ele afirma que não teve dificuldade com a redação. 

Já Isla Fernandes, 17, diz que teve dificuldade nos testes, mas que foi bem em redação. “Eu estudo em escola pública, e nada que os professores ensinaram caiu. Já em redação eu fui bem. Argumentei que o custo de vida é mais barato no Brasil, daí a preferência dos estrangeiros pelo país.” A estudante quer fazer enfermagem.