Topo

Candidata de SP diz que não se inscreveu no Enem 2012, mas foi convocada para prova

Do UOL, em São Paulo

05/11/2012 20h14

A estudante de jornalismo Fernanda Fernandes, 24, de Suzano (SP), teve uma surpresa quando recebeu em casa uma carta do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) confirmando sua inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 –mesmo, segundo ela, não tendo se inscrito pra prova.

No último final de semana, afirma, fez as provas sem problemas. Fernanda estuda em uma universidade particular de Mogi das Cruzes (SP) e trabalha como estagiária no jornal “Diário do Alto Tietê”, que divulgou um relato dela na edição de domingo (4). A última vez em que ela prestou o Enem foi, segundo a estudante, em 2008.

Após receber sua confirmação de inscrição no dia 30 de outubro, ela entrou no site do Inep para checar a inscrição. “Fui tentar procurar saber. Entrei no site, pedi solicitação de nova senha. ‘Nossa, realmente, estou inscrita’”, disse Fernanda ao UOL. A senha é criada no momento da inscrição –como ela, em tese, não havia se inscrito, não a tinha. Por isso, precisou pedir uma nova.

O MEC (Ministério da Educação) diz, categoricamente, que Fernanda (ou alguém de posse dos dados dela) começou a se inscrever para a prova às 22h53m33 do dia 14 de junho deste ano, completando o processo às 23h00m43.

A estudante diz que, neste horário, estava voltando da faculdade e que ninguém mais poderia ter feito a inscrição. “Minha mãe não sabe nem mexer no computador e minha irmã estuda à noite”, diz. A mãe de Fernanda, Delza Menezes, afirma que só pegou a carta "de dentro da caixinha do correio".

Ainda segundo o MEC, ela teria pedido isenção da taxa de R$ 35. O ministério diz também que Fernanda preencheu o questionário socioeconômico, apresentado aos candidatos na hora da inscrição pelo site do Enem.

Para conseguir ser confirmado na prova, é preciso nome completo, CPF, telefone e outros dados. As informações supostamente prestadas por Fernanda em 2012 são basicamente as mesmas utilizadas na inscrição de 2008, com o diferencial de que o número do celular ganhou um dígito 9 a mais neste ano. De acordo com o MEC, no formulário o celular dela aparecia com o dígito 9 inicial.

O MEC diz que os bancos de dados do exame não se misturam em momento algum e rechaça a hipótese de que uma inscrição antiga tenha se “reprocessado” agora.

Acesso bloqueado

A pedido do UOL Educação, Fernanda tentou acessar novamente nesta segunda-feira (5)  sua inscrição via internet. No entanto, mesmo depois de várias tentativas, a mensagem “Dados inválidos” apareceu. O MEC afirma que não há nenhum problema de acesso no usuário de Fernanda no site do Inep.