Topo

Ex-ministra do governo Fernando Henrique vai assumir secretaria no Ministério da Educação

Cláudia Costin vai assumir cargo no MEC - Mastrangelo Reino/Folhapress
Cláudia Costin vai assumir cargo no MEC Imagem: Mastrangelo Reino/Folhapress

Rafael Targino

Do UOL, em São Paulo

16/11/2012 17h46

A reportagem do UOL Educação apurou que a secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, vai assumir a Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), em substituição a César Callegari, que pediu para deixar o cargo. Callegari alegou motivos pessoais para deixar a pasta.

Ainda não há data definida para a transmissão do cargo.

A secretaria, uma das mais importantes do ministério, é a responsável por uma das vitrines da gestão de Aloizio Mercadante (PT) na pasta, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado recentemente pelo governo. Ela também responde pelas políticas de educação infantil e de ensino fundamental e médio do país.

A reportagem questionou Costin sobre a nomeação via Twitter. Ela não negou e nem confirmou o convite, dizendo somente que “não teria como responder” a pergunta.

Costin foi ministra da Administração e Reforma do Estado do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e secretária de Cultura do Estado de São Paulo durante o governo Geraldo Alckmin (PSDB), entre 2003 e 2005. A atual secretária de Educação do prefeito Eduardo Paes também foi vice-presidente da Fundação Victor Civita.