Topo

Com "rock educativo", banda Sujeito Simples usa músicas para ensinar gramática

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

15/12/2012 06h00

Com letras sobre pronomes, adjetivos, verbos e outras classes gramaticais, a banda Sujeito Simples usa o rock and roll para ensinar temas da língua portuguesa. A ideia surgiu quando Marcelo Darcini, 36, guitarra e vocal, estudava para o vestibular em Curitiba.

“Estava estudando para o vestibular e comecei a fazer uns trechos de música sobre algo que eu precisava gravar mais. A princípio eram só pedaços, depois que pensei em fazer uma banda que cantasse as classes gramaticas. São dez classes, dez músicas”, disse Darcini.

Em 2007, Darcini escreveu a primeira canção, "Substantivo", "para ver como ficava". Com a música gravada, começou a procurar pessoas para a banda. “A ideia era fazer uma revista e um CD para o professor usar na sala de aula. O propósito inicial era mais didático. Só que a gente ficou segurando isso por um bom tempo. Tentamos contato com editoras, grupos educacionais, mas vimos que isso não funcionava, o pessoal não estava afim”, afirmou.

Clipe

Sem o interesse das editoras, decidiram gravar um clipe e colocar na internet, para ver como seria a aceitação: “Fizemos o clipe de ‘Preposição’ em 2011, se eu não me engano. Queríamos ver o que o público ia achar. E o pessoal começou a gostar, os comentários foram bem positivos”.

No site da banda, estão disponíveis para download gratuito os dois discos do Sujeito Simples, com vinte canções e duas revistas.

Depois da divulgação do vídeo, o trio começou a receber convites para participar de programas de televisão, mas ainda não tinha feito nenhum show ao vivo fora das TVs – a primeira apresentação aconteceu ontem (14), em Sobradinho (RS). A banda, que já teve diferentes formações, hoje é composta por Darcini, o baixista Dino Krol, 25, e o baterista Eziquiel Augustin, 24, conhecido como Zique.

Correção gramatical

O vocalista faz questão de enfatizar que não é "nenhum 'expert' em português", por isso, ele e os companheiros de banda recebem ajuda de professores para compor as letras das canções. "Tivemos uma ajuda de uma professora no começo para fazer as letras. Eu entendo de música e composição, mas a língua portuguesa tem que ter alguém que dê uma força", contou Darcini.

Hoje, segundo ele, vários professores ajudam a banda. São profissionais que conheceram o trabalho do trio pela internet e se ofereceram para participar do processo. A maior parte dos contatos acontece por email ou Facebook.

Darcini conta que já melhorou muito no português depois da banda. Eles também recebem respostas positivas de muitos estudantes e concurseiros, que dizem ter melhorado as notas após conhecer o "rock educativo". 

Mesmo assim, os integrantes da Sujeito Simples não podem largar seus trabalhos para se dedicar somente a banda, pois ainda não há retorno financeiro e eles encaram essa experiência como hobby.

"O retorno financeiro não veio, mas veio de outra forma. Estamos contribuindo para o aprendizado de algumas pessoas."