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Professores indicam símbolos e técnicas para melhorar as anotações

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2013 06h01

Prestar atenção ou anotar, eis a questão! Coordenar as anotações feitas em sala de aula e o foco no aprendizado não é tarefa fácil. No entanto, técnicas de anotação aliadas a abreviaturas e símbolos facilitam a vida do estudante e tornam o material de estudo mais eficiente. 

Símbolos de taquigrafia –método de abreviação que substitui palavras, sílabas e expressões – são uma maneira de agilizar a escrita. O professor Paulo Volnei Bernardi afirma que essa é uma boa forma para alunos passarem para o papel a linguagem falada em sala.

Segundo Bernardi, o método, muito usado em tribunais, assembleias e câmaras, é um diferencial para os alunos de ensino fundamental, médio e superior.

Há diferentes técnicas de taquigrafia, no país as mais usadas são os métodos Maron e o Leite Alves, genuinamente brasileiros. Conforme a técnica usada, mudam os símbolos utilizados.

Além da taquigrafia, há também o método Cornell, usado não para traduzir com rapidez a fala do professor, mas para organizar e sistematizar as anotações. 

Na taquigrafia, o som é a essência para o processo de tradução e no Cornell tudo está baseado no sistema visual. Com ele, o estudante é  capaz de identificar rapidamente o conteúdo, pois disposição das anotações é mais didática. A técnica ajuda muito na hora de revisar a matéria. 

Descobrir o próprio aprendizado

“Tem gente que precisa ouvir e anotar depois. Outras ficam anotando o tempo todo. Alguns parecem não estar prestando atenção na aula, mas é porque estão escrevendo”, explica a professora do mestrado em Estudo de Linguagens do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), Ana Elisa Ribeiro.

A dica da professora é que o estudante faça um resumo do que lhe interessa. Para ela, o melhor é quando o aluno tem a habilidade de “sumarizar” a fala do professor com uma ideia própria e assim anotar somente o que absorveu da aula.

Dicas para anotações

  • Escreva o que foi dito com suas próprias palavras
  • Não se preocupe com a correção gramatical imediata após a anotação
  • Anotar os dados em tabelas é útil para estabelecer comparações 
  • Tente transcrever a aula em linhas gerais na forma de itens usando travessões, abandonando os registros por parágrafos longos
  • Usar mapas e esquemas pode ser um bom método para quem gosta de participar da aula 

 

Confira cinco métodos para tornar as anotações mais eficientes

MétodoDescriçãoQuando usarVantagensProblemas
CornellDivide o espaço do papel em três: para informações principais, palavras-chave e para relações entre os conteúdosEm aulas ou palestras em geral. O método facilita a revisão de conteúdo para as provas e exames posterioresSistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar o texto a limpoNenhum
Linhas geraisConsiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, ganham indentaçõesQuando há tempo suficiente para pensar antes de colocar a informação no papel. O formato é eficiente quando sua habilidade de tomar notas já está afiadaÉ organizado se for utilizado corretamente. As margens mostram as relações entre os conteúdos anotados. Fica fácil de observar os pontos principais e os secundáriosExige mais reflexão durante a aula antes de escrever o conteúdo no caderno. O método não é bom quando o professor fala muito rápido
MapeamentoUtiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdosFunciona em palestras e aulas que exigem participação. Com um gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matériaAjuda a prestar atenção à aula. Com cores diferentes, fica fácil visualizar os pontos principais do conteúdo na hora da revisão para a provaA transição dos pontos principais para pontos secundários pode ser esquecida na hora de anotar o conteúdo
TabelasConsiste em arranjar os dados em uma tabela, com divisões em categorias. É apropriado para fatos históricos, conteúdos de biologia ou de geografia, por exemploEmpregado quando o assunto tem categorias, é denso e apresentado rapidamente. Funciona quando você já pensou nas divisões da matériaEncontrar informações relevantes fica bem fácil. Funciona bem para memorizar fatos ou características do assunto quando você tem uma avaliaçãoA maior dificuldade é dividir as anotações em categorias. Pode ser necessário elaborar a tabela antes de a aula começar
Sentenças ou frasesCada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separadaÉ bom para aulas organizadas, com conteúdo denso e ministrado rapidamenteÉ mais organizado do que o parágrafo e absorve muita informaçãoNão é possível diferenciar pontos principais dos secundários
  • Fonte: Centro para Ensino e Aprendizado da Universidade de Stanford