Grifar é forma de estudo pouco eficiente; confira melhores técnicas
Um estudo realizado por pesquisadores de quatro universidades dos Estados Unidos indica que resumir e grifar textos são técnicas com baixa utilidade para o aprendizado dos estudantes. Das dez práticas avaliadas pelo trabalho científico, outras três compõem a lista com pior avaliação: criação de palavras-chaves, uso de imagens para fixação de conceitos e releitura.
Fazer exercícios práticos e estudar aos poucos ao longo de todo o curso foram apontados como as melhores formas de aprendizagem por beneficiar diretamente alunos de diferentes idades e habilidades.
- *Condições de aprendizado: inclui aspectos do ambiente de aprendizagem em que a técnica é implementada, sendo o estudo em grupo ou individual.
- Características dos alunos: incluem variáveis como idade, capacidade e nível de conhecimento prévio.
- Materiais: variam de conceitos simples para problemas matemáticos até textos científicos complicados
- Critério de tarefas: incluem diferentes medidas de resultados que são relevantes para o desempenho do aluno, como os de memória, resolução de problemas e compreensão
De acordo com a pesquisa - divulgada pelo jornal da Associação pela Ciência Psicológica do país, o resumo e as marcações nos textos como ferramentas de aprendizagem possuem benefícios limitados. A primeira técnica não é considerada tão eficiente, pois é necessário um treinamento extensivo para seu sucesso. Quanto à segunda prática, foi observado pouco aumento no desempenho dos estudantes.
O uso de perguntas elaboradas, de auto-explicação e de uma prática intercalada de estudo recebeu utilidade moderada dentro dos parâmetros da pesquisa.
Parâmetros
O trabalho avaliou os benefícios gerais levando em consideração quatro categorias de comparação: *condições de aprendizagem, características do estudante, materiais e critérios das tarefas. As 10 técnicas analisadas foram selecionadas de acordo com a facilidade de utilização e preferência dos estudantes.
45 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
O Texto, convertido para Word, Letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 contem 200 páginas com 58.664 palavras. Dessa páginas, 91 são de referências e citações de mais de trezentos autores. Tudo isso deve ser lido antes de fazerem críticas. Isso sem levar em conta que o texto original está em Inglês e que foi escrito por mais de 10 pesquisadores.
O Texto, convertido para Word, Letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 contem 200 páginas com 58.664 palavras. Dessas páginas, 91 são de referências e citações de mais de trezentos autores. Tudo isso deve ser lido antes de fazerem críticas. Isso sem levar em conta que o texto original está em Inglês e que foi escrito por mais de 10 pesquisadores. Ler apenas o resumo, não basta. Sou professor a mais de 40 anos e o aluno de hoje não aprende porque não estuda. Qualquer assunto que se queira aprender pode ser encontrado da Net, com inúmeros textos e vídeos, todavia, a grande maioria dos alunos não usa a Internet para aprender. No caso de matemática existem aulas que são verdadeiras obras primas... Tem muito professor bom, com excelentes aulas. Parabéns a todos os que se preocupam com o ensino e colocam suas aulas e observações gratuitamente para que todos possam evoluir.