Curso de ciências do esporte da Unicamp terá aulas de pôquer
Os alunos do curso de ciências do Esporta da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Limeira, terão aulas sobre pôquer a partir do segundo semestre. O objetivo é criar um espaço dentro da universidade para compreender o pôquer como esporte da mente e seus fundamentos
A disciplina Tópicos Especiais em Ciências do Esporte – Fundamentos do Pôquer será oferecida no segundo semestre de 2013.
Cristiano Torezzan, professor responsável pela iniciativa, explica que a investigação e a discussão científica sobre o esporte – um dos que mais ganham popularidade atualmente – pretende compreender o pôquer como um jogo de estratégia baseado em tomadas de decisão.
"Os torneios de pôquer são ambientes limpos, que envolvem competições mentais em rotinas que duram de 8h a 10h de concentração. Em torneios ao vivo, um jogador precisa tomar, em média, duas decisões estratégicas por minuto. Em jogos online este número pode chegar a mais de 20 decisões por minuto. Este cenário composto com o volume de informações necessárias para tomar cada uma das decisões é o que faz do poker um esporte da mente que mais cresce no mundo".
A disciplina não será para ensinar a jogar pôquer, enfatiza Torezzan, mas um curso para ensinar a pensar sobre a lógica do pôquer e utilizar ferramentas matemáticas para analisar o jogo como um sistema de informações incompletas que envolve a tomada de decisão baseada em padrões comportamentais de pessoas.
A disciplina contará com o apoio de André Akkari, campeão mundial de poker em 2011, e a presença de alguns outros profissionais do esporte no Brasil. Também haverá a colaboração do Presidente da Confederação Brasileira de Texas Holdem (principal modalidade de pôquer no mundo) e do Presidente da Associação Brasileira dos Esportes da Mente.
Interdisciplinar
Curso semelhante já é oferecida no MIT (Massachussets Institute of Technology) e o tema é abordado em diversas outras universidades como em Harvard e na Universidade de Alberta, no Canadá.
Para o coordenador de graduação da FCA, Professor Alcides Scaglia, a proposta da disciplina se alinha ao projeto pedagógico interdisciplinar. "Temos a possibilidade de oferecer aos alunos uma visão crítica e ampliada do esporte, alinhando conhecimentos estratégicos e científicos de outras áreas e facilitando a transferência de competências e habilidades adquiridas em uma disciplina para outras mais específicas e aplicadas."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.