Topo

PI: 18 pessoas recebem identificação religiosa errada e desistem do Enem

Juvênio Pinto Junior também desistiu de fazer o Enem por um equívoco que ele era sabatista e teria de esperar às 18h para começar a responder as provas do primeiro dia do Enem em Teresina - Elias Fontinele / Portal O Dia
Juvênio Pinto Junior também desistiu de fazer o Enem por um equívoco que ele era sabatista e teria de esperar às 18h para começar a responder as provas do primeiro dia do Enem em Teresina Imagem: Elias Fontinele / Portal O Dia

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

26/10/2013 20h18

Um grupo de 18 pessoas que estava inscrito no Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) desistiu de fazer as provas deste sábado (26), em Teresina, porque recebeu a identificação de sabatistas e teria de esperar às 18h (horário local) para iniciar os exames.

A informação de que teriam de esperar seis horas ininterruptas sem contato com ninguém fez os inscritos desistirem. Eles alegam que não são ligados a religiões que os impedem de “guardar o sábado” e esperar o por do sol para fazerem as provas.

Católica, a estudante Rayssa Morais, 15, que pretendia concorrer a uma vaga no curso de serviço social e desistiu da prova por causa da espera, contou que chegou a ver a opção de sabatista, mas não se deu conta do que isso significava. “Eu já estava pronta para fazer o exame de manhã, sabia meu horário e quando chego acontece isso. Não vou esperar, não tenho como esperar e vou desistir de fazer a prova”, disse Raissa em entrevista ao Portal O Dia.

A estudante afirmou que não preencheu o item da opção religiosa.O mesmo aconteceu com Juvêncio Pinto Junior. Ele disse que não poderia desfazer os compromissos que tinha na noite deste sábado para responder as provas do Enem “por um erro que não foi dele”.“Eu não vou ficar aqui esperando para fazer uma coisa que era para estar sendo feita agora”, disse Juvêncio Junior, que pretendia concorrer a uma vaga no curso de História na UFPI (Universidade Federal do Piauí).

Pelo segundo ano fazendo provas do Enem, o servidor público Manoel Jesus da Costa, 46, afirmou que também é católico e não solicitou horário especial para fazer as provas deste sábado do Enem, mas o nome dele estava na lista dos sabatistas.“Meu horário estava lá todo mudado. Eu só vou fazer a prova às 18 horas e não vou ficar aqui esperando. É um erro deles e eu não vou pagar por isso”, afirmou Costa.Os candidatos disseram que pretendem ingressar com ação judicial pedindo a reparação do erro do Inep, autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo Enem.